Skip to content

20 maneiras de se conectar digitalmente com crianças durante a pandemia de Covid-19

Os líderes do ministério infantil já têm muitas tarefas e compromissos, e o COVID-19 acrescentou uma (ou cinco) a mais. Como, por exemplo: ser especialista em inovação digital, ou ser diretor de ligações de Zoom, ou algo desse tipo!

É por isso que aqui, no Pense Laranja, temos conversado com líderes de ministério, professores e até mesmo pais. Assim como você, esses líderes já foram pioneiros em algumas soluções inovadoras para ajudar os ministérios infantis a se conectarem digitalmente. Algumas dessas ideias incríveis, vamos compartilhar  com você e, assim, aprenderemos uns com os outros.

Atenção! Existem dezenas de maneiras para se realizar cada uma das ideias. É por isso que a lista abaixo é apenas um ponto de partida. Afinal, o que um grupo acha ser legal, o outro grupo pode achar ridículo… Portanto, é importante descobrir como cada sugestão funciona e escolher as que melhor se encaixam em cada contexto específico. 

No entanto, para garantir a segurança das crianças on-line, achamos que a melhor plataforma para desenvolver essas ideias é em um grupo privado no Facebook. O líder de pequeno grupo pode convidar os pais a participar, então, a comunicação e as atividades poderão ser centralizadas ali.

Melhor ainda, se você tiver ideias sobre algo que viu ou que tenha feito, pode nos enviar com o objetivo de ajudar outros ministérios. Para tanto, informe-nos e conecte-se conosco em nossa comunidade do Pense Laranja no Facebook!

Show de talentos

Usando um chat de vídeo em grupo (por exemplo, zoom), propicie a cada criança uma oportunidade de mostrar um talento (por exemplo, cantar uma música, fazer uma comédia de stand up, dançar, compartilhar um desenho, resolver um cubo mágico, fazer malabarismos com uma bola de futebol, etc). Dê a cada competidor 90 segundos para demonstrar seu talento e depois passe para o próximo.

Grave um show de talentos. Escolha os 10 primeiros colocados, depois convide pais e filhos para assistirem e votarem!

Assistir Netflix em grupo.

Reunir seu grupo para assistir a um programa ou filme, e bater um papo, é uma maneira incrível e divertida de ficar conectado.

Existem algumas maneiras para se fazer isso. Uma opção que exige pouco conhecimento tecnológico é dizer a todos para iniciá-lo ao mesmo tempo e usar o feed de grupo do Facebook para compartilhar comentários. 

De qualquer forma, fique com as classificações apropriadas e certifique-se de que seja algo que as crianças possam assistir. Uma cena inesperada pode fazer com que percam a confiança em você.

Dê uma sugestão de lanche para comerem durante o filme. Peça a cada pai que poste uma foto da família saboreando o lanche durante “o cinema” em casa.

“Acertou em cheio”

Crie sua própria versão de  “Acertou em Cheio”! Pense em algo que não exija o uso do fogão. Publique uma foto de algo com muitas coberturas (por exemplo, bolo, pizza ou sundae de sorvete). Desafie as crianças ou adolescentes a recriar o que virem.

Eles podem usar os ingredientes reais OU podem usar quaisquer outros utensílios domésticos para recriar a sua imagem. Todos postam suas fotos e você prepara uma votação para eleger quem executou mais próximo do original.

Quem é essa criança?

Peça a uma criança do seu grupo para compartilhar uma foto dela fantasiada e permita que o resto do grupo adivinhe quem é. Envie ao vencedor(a) um prêmio, pode ser deixado na porta da casa dele(a).

Almoço de bate-papo

Faça com que seu grupo participe de um bate-papo por vídeo na hora do almoço para vocês simplesmente relaxarem enquanto comem juntos. Nenhuma estrutura mais elaborada é demandada, apenas relaxar enquanto cada um come um sanduíche, ou a comida que a mamãe preparou!

Construa uma história

Escolha uma história, faça uma introdução e cada criança acrescenta uma frase à história. Essa atividade é para estimular a criatividade uns dos outros. Veja por quanto tempo vocês elaboram uma história!

Pesquisas! Enquetes! Enquetes!

As pesquisas são uma forma rápida e fácil para fazer as crianças se envolverem sem demandar muito empenho da parte delas. Elas só precisam clicar em um botão para votar.

Você pode fazer enquetes como:

Quais programas você tem assistido?

Quais filmes você tem assistido?

Qual comida você está desejando agora?

Quais atividades você está fazendo agora?

Almoço temático

Pegue a ideia número cinco e avance um pouco mais. Tema do almoço!

Pode ser uma festa do pijama, festa de Natal, festa do chapéu, festa à fantasia, ou seja, basicamente, pode ser qualquer tipo de festa que você puder imaginar. Seja o que for, escolha um tema, estabeleça um horário para o almoço e incentive as crianças a fazerem tudo.

Charadas virtuais ou Imagem em Ação

Atribuir um moderador do jogo. Divida as crianças em times ou cada uma pode jogar por si. Dê a elas a palavra ou frase. Agora, comece a diversão!

Altos e baixos

Escolha um horário do dia ou da semana para você estar no Zoom. Deixe as crianças saberem que você deseja ouvir os altos e baixos do seu dia ou semana.

Superlativos

Faça com que as crianças compartilhem sobre a melhor coisa que fizeram, a melhor coisa que comeram, a coisa mais engraçada que assistiram hoje.

Não se esqueça de explicar a uma criança o que é um superlativo!

Mostre e diga

Faça com que cada criança encontre três fotos ou itens pela casa e compartilhem sobre esses achados.

Servir juntos

Escolha uma casa de repouso ou uma clínica médica para seu grupo escrever notas de encorajamento aos pacientes. Compartilhe o endereço de correspondência com o grupo e desafie todos a enviarem um cartão ou uma carta.

Enviar correio tradicional

Envie algo para suas crianças pelo correio!

Praticamente vão a algum lugar juntos

Conecte-se à transmissão ao vivo do aquário, zoológico ou parque nacional juntos e tenham um bate-papo em grupo sobre isso enquanto fazem o tour virtual! Muitos lugares estão oferecendo essas oportunidades.

Devocionais digitais 

Este é especificamente para os pré-adolescentes. Provavelmente, não há melhor momento do que agora para ajudar as crianças a desenvolverem o hábito diário de passar alguns minutos lendo a Bíblia e orando.

Use um aplicativo da Bíblia on-line. Existem até planos de leitura para pré-adolescentes e você pode convidar seu grupo para fazer os devocionais com você.

Faça uma caça ao tesouro

Dê às crianças “uma caça ao tesouro” para participar!

Pode ser algo dentro de sua casa:

Encontre uma meia.

Encontre um tempero aleatório.

Encontre uma foto de família antiga onde alguém esteja usando um chapéu.

Ou coisas que eles podem encontrar fora da casa:

Encontre uma folha que tenha quatro cores diferentes.

Encontre uma flor.

Encontre uma árvore.

Ou coisas que podem encontrar on-line:

Encontre fatos sobre um determinado tópico.

Encontre um artigo sobre um determinado tópico de um ano específico.

Encontre um tutorial do YouTube sobre um certo fato.

Desafio Lego

Sugira aos seus liderados montarem algo com o lego e depois mostrarem a arte no grupo.

Crie sua própria dança Fortnite ou uma música tema

Desafie seus filhos a postarem um vídeo da sua própria dança Fortnite ou de alguma música escolhida por vocês.

Desafie-os a se vestirem na própria versão de um personagem Fortnite para a estreia no dance, ou de acordo com o tema escolhido.

Construir algo

Desafie todos em seu grupo a construir algo usando diferentes utensílios domésticos (com a permissão dos pais, é claro!). Convide suas crianças a postarem fotos ou vídeos dessa construção.

Dê ao grupo a oportunidade de votar no seguinte:

Uso mais criativo de materiais.

Para construir uma “mansão”.

Uma  casa pequena.

Uma construção mais elaborada.

Esperamos que essas ideias proporcionem oportunidades para você se envolver com o seu ministério. Junte-se ao nosso grupo Pense Laranja no Facebook para falar sobre o que você está trabalhando. Queremos ouvir suas idéias brilhantes também. Compartilhe-as! Mal posso esperar para ouvir de você!

Gina McClain
Traduzido e adaptado do inglês por Carina Cortat
https://orangekidmin.com/ways-to-digitally-connect-with-kids-during-the-covid-19-pandemic/