Skip to content

3 Mentiras Que Líderes do Ministério dizem a si mesmos

Po Frank Bealer

Como uma ilustração de sermão, uma vez eu preguei de uma escada. Mas eu não apenas sentei em um dos degraus inferiores. Não, eu preguei por meia hora do degrau mais alto de uma escada de 6 metros. Aquela que diz “Cuidado: isso não é um passo!” Eu pensei que era uma maneira brilhante de envolver o público. Eu não sabia que isso serviria como nada mais do que a pior distração possível.

Ninguém ouviu uma palavra que eu disse porque eles estavam com medo de eu cair. Eu não estava preocupado ou nervoso. Eu tenho um bom equilíbrio e as alturas não costumam me intimidar. Mas quando a mensagem terminou e desci da escada, ouvi suspiros de alívio.

Eu coloquei uma quantidade indevida de estresse na minha audiência. Em suas mentes, eu arrisquei meu bem-estar para fazer um ponto, um que eles não conseguiam nem mesmo começar a compreender por causa de seu alarme de preocupação comigo.

Como líder do ministério, fazemos o mesmo para aqueles que se importam conosco. Temos amigos, familiares e mentores que estão preocupados com o nosso bem-estar. Eles veem o ritmo que corremos, as longas noites e a falta de sono. Estamos comprometidos em cuidar daqueles que lideramos, mas estamos comprometidos em cuidar de nós mesmos?

No mundo do ministério, o esgotamento pode ser nosso maior obstáculo. É a arma final do diabo, seu Megazord (para todos os fãs de Power Ranger). Se ele pode te deixar maltrapilho, ele vai. Se ele pode destruir sua saúde, ele irá. Se ele pode fazer você desprezar o seu trabalho, ele fará.

Se quisermos encontrar uma maneira de combater os esquemas do inimigo, temos que identificar comportamentos não saudáveis e eliminá-los de nossas rotinas diárias. Não conheci muitas pessoas com uma ligação temporária, mas conheço muitas pessoas que gerenciam o ministério delas como se houvesse uma data de expiração. Lembre-se … isso não é uma venda a descoberto! É um compromisso fixo de 30 anos. Algumas coisas precisam mudar se quisermos durar no ministério.

Para começar, vamos reconhecer as mentiras que nos dizemos. Em seguida, tome medidas para contornar o efeito em nossos cronogramas.

1. Esta é apenas uma temporada agitada.

Uma “estação Agitada” ter um começo claro e um final definido. A queda na temperatura dura por três meses, mais ou menos algumas semanas, mas só ocorre uma vez por ano. Isso é uma apenas uma temporada. Ou seja. Se sua movimentada temporada começou no começo do ano e não parou, é hora de avaliar e priorizar. Há um perigo real quando temos apenas duas temporadas: estar no meio de algo grande ou se preparar para a próxima grande coisa.

Passo de ação: Avalie o seu horário e determine o que o está tornando mais ocupado. Coloque uma data final nesses itens.

2. Na próxima semana será melhor.

A realidade é que na próxima semana não será diferente da semana passada sem mudança intencional. Às vezes, olhamos para as circunstâncias atenuantes que enfrentamos nos últimos dias e concluímos que isso nunca acontecerá novamente (o que pode ou não ser verdade). Então, mais uma vez, começamos a planejar uma programação completa sem considerar as esquisitices que, sem dúvida, surgirão na próxima semana também. É um ciclo sem fim.

Passo de ação: Bloqueie o tempo na sua agenda para o inesperado.

3. Todos entendem.

A maioria das pessoas corta sua folga ocasionalmente, mas algo acontece quando os contratempos de agendamento se tornam um padrão. Muito em breve aqueles que você lidera se sentem negligenciados e aqueles com os quais trabalhamos o desconsideram. Todos podem ter ficado bem com a reunião que você perdeu uma vez, mas não assuma que todos ainda estão bem com a forma como sua programação

mal realizada está os afetando.

Passo de ação: Fale com outros líderes voluntários para ajudar a avaliar o projeto que você está construindo.

Essas são mentiras muito reais que dizemos a nós mesmos. Algo tem que mudar se pretendemos que o ministério seja um chamado vitalício. Nenhuma mentira.

Publicado originalmente em inglês em http://orangeblogs.org/orangeleaders/2019/06/24/do-something-you-dont-have-to-do/