Skip to content

7 Coisas pelas quais você nunca vai ter tempo suficiente

Há pelo menos sete coisas na liderança pelas quais você nunca vai ter tempo suficiente – ao menos, claro, se você as fizer.

E líderes sábios as fazem de verdade.

Meu palpite é que, se você está lendo isso, é porque já está se sentindo pressionado pelo tempo e um pouco sobrecarregado.

Bem-vindo à liderança. Bem-vindo à vida.

Se você estudar as diferenças entre os grandes líderes e os líderes ruins, muitos deles se concentram em torno da proatividade, na recusa de desculpas e no pensamento em abundância.

Outra diferença fundamental é que os grandes líderes se recusam a deixar seus dias serem sugados por reuniões e mais reuniões inúteis, e-mails e serem atraídos para as prioridades urgentes de outras pessoas.

Se você chegou à sexta-feira e teve dificuldade em responder à pergunta: “O que fiz esta semana?”, pode ser porque você não conseguiu reservar tempo para essas sete coisas para as quais os grandes líderes sempre encontram tempo.

Então, se você realmente quiser melhorar sua liderança e começar a realizar algo significativo, comece a ganhar tempo para esses sete fatores.

1. Investindo em suas melhores pessoas
Adivinha quem monopolizará seu tempo se você não for proativo? As pessoas mais problemáticas. Elas ocuparão sua agenda inteira, a menos que você decida o contrário.

Quando o voluntário X não aparece pela quinta vez, a maioria dos líderes gastaria tempo e esforço incríveis tentando consertar isso. Ou você recebe outro pedido de reunião da pessoa Y, que sempre parece ter alguma crise insolúvel acontecendo em sua vida.

E no processo, seus melhores líderes serão ignorados.

Suas melhores pessoas – aquelas que aparecem na hora, sempre preparadas e prontas para fazer um trabalho excepcional – raramente pedem para se encontrar com você. Elas nunca te ligam. Nunca te incomodam.

Uma ótima prática de liderança é passar a maior parte do seu tempo com seus melhores profissionais.

Por quê?

Isso os torna melhores.

Isso te faz melhor.

Move sua missão para frente mais rapidamente.

E, sejamos honestos, não é como se as pessoas realmente melhorassem tanto após você se encontrar com elas. Elas continuam sendo problemáticas.

Portanto, reduza suas perdas e passe a maior parte do tempo com as melhores pessoas.

2. Planejando o futuro
Nunca há tempo suficiente para fazer um ótimo trabalho planejando o futuro. Mas se você estudar os líderes com melhores desempenhos perceberá que eles fazem algo que muitos outros líderes não fazem: gastam muito tempo trabalhando em planos para o futuro.

Naturalmente, eles também executam as ideias. Mas ter uma missão, uma visão, uma estratégia e até mesmo um conjunto de valores cuidadosamente elaborados e compartilhados, pode guiar sua organização para o futuro.

Se você não planeja o futuro, o futuro simplesmente acontecerá.

Se você planeja o futuro, você vai moldá-lo.

Quando foi a última vez que você reservou um dia inteiro – ou mesmo uma semana inteira – para planejar o futuro?

Ninguém nunca vai pedir para você fazer isso; eles só vão te criticar se você não fizer. Então, faça.

3. Seus projetos de maior valor
Se você dividir o que você faz em categorias do menor para o maior valor, você aprenderá algo interessante.

Você naturalmente passará a maior parte do tempo fazendo as coisas que fornecem o menor valor: respondendo a e-mails, indo a reuniões muito longas e que não precisariam ter acontecido ou que você não deveria ter comparecido, e respondendo a perguntas que realmente não movem sua missão para frente.

Pense desta forma: se você não participou de nenhuma das situações acima durante uma semana, o que seria realmente perdido (além de ter uma caixa de entrada cheia para esvaziar)?

Mas você também faz coisas que fornecem um valor excepcionalmente alto. Embora varie de líder para líder, para mim essas coisas criariam grandes séries de sermões, estabelecendo objetivos para os próximos meses e anos e garantindo que nossos líderes mais antigos se mantenham saudáveis ​​e estejam em sua missão. Eu sei que quando faço essas coisas bem, nossa igreja faz o melhor.

Se você gasta constantemente tempo em projetos de alto valor, terá um legado muito maior como líder do que os outros que não o fazem.

Então, qual é o maior valor que você traz para sua organização? Reserve um tempo significativo para fazer isso.

4. Exercícios
Eu evitei isso por muito tempo na minha liderança. Durante a primeira década do meu tempo na liderança, mal me exercitei.

Ironicamente, trabalhei mais horas e fiz menos coisas.

Embora não seja perfeito em minha rotina de exercícios, ela tem sido uma parte importante da minha vida nos últimos cinco anos, mais do que em qualquer outro momento. Assim como o sono adequado.

Talvez não por coincidência, no tempo em que mais me exercitei e dormi melhor, nossa igreja cresceu de uma forma que jamais tinha crescido antes. Eu também escrevi três livros, lancei este blog e lancei um podcast de liderança.

Isso pode não ser uma simples coincidência.

Você arrumará tempo para ir ao médico se sofrer de obesidade, diabetes ou doença cardíaca. Então, por que não reservar esse tempo para fazer exercícios?

5. Sono adequado
Nos anos 80 e 90, os líderes costumavam se gabar do pouco sono que tinham. E eu segui essa linha de pensamento até quase me matar.

A falta crônica de sono foi um fator importante no desgaste pessoal que eu passei quase uma década atrás.

Hoje, eu não perco mais o sono. Na verdade, acredito que dormir uma noite inteira e até tirar sonecas é uma arma secreta que a maioria dos líderes não percebe que existe.

Você pensa com mais clareza e se torna mais agradável quando está descansado. Todo mundo fica assim. E essas são duas características principais de líderes eficazes.

Todo mundo vai pedir para você ficar acordado mais tarde para fazer as coisas. Não faça isso. Vá para a cama no horário certo. Você se sentirá mais revigorado e vivo pela manhã.

6. Família
Todos querem que você tenha uma ótima vida familiar como líder, mas eles pedirão que você participe do evento no próximo sábado (que será seu dia de folga com a família). Então, o que você faz? Muitos líderes cedem e dizem sim ao evento.

Toda vez que você diz sim a um evento no seu dia de folga, está dizendo não à sua família.

Toda vez que você diz sim para sair à noite, está dizendo não à sua família.

Toda vez que você diz sim a um projeto que não consegue administrar adequadamente, está dizendo não à sua família.

Duas coisas podem ajudar nisso. Primeiro, determine antecipadamente qual será o tempo com a sua família. Então, quando as pessoas perguntarem se você está livre, pode simplesmente dizer: “Sinto muito, tenho um compromisso”. Se tudo o que você tem é um espaço em branco em sua agenda, você acabará dizendo sim. Então escreva “FAMÍLIA” no seu calendário como se fosse um compromisso. Em segundo lugar, você precisa aprender a dizer não de forma agradável.

Um dia você vai se aposentar da liderança. Você nunca vai se aposentar da sua família.

7. Pensamento
Todo líder precisa de tempo para pensar. Se sua vida é uma série de reuniões longas, administração, textos e e-mails intermináveis, você nunca terá tempo para realmente pensar.

Inovação nunca surge de líderes que querem apenas terminar as tarefas. Ela vem de líderes que questionam o que “isso ou aquilo” deveria ser.

Mais uma vez, você pode deixar um espaço em branco na sua agenda apenas para pensar. Vá para um longo passeio de carro com as janelas abertas. Encontre uma cafeteria para se sentar e beber algo. Dê um passeio na floresta. Ou apenas tranque a porta do escritório, feche o notebook e pegue uma caneta e papel.

Você pode desenvolver algumas estratégias para se tornar um pensador melhor, mas primeiro você precisa simplesmente criar espaço e tempo para que isso seja possível.

Este post foi originalmente escrito em inglês por  Carey Nieuwhof 12 de dezembro de 2016 e traduzido e adaptado para o português pela Equipe Pense Laranja.