Skip to content

Alinhando sua equipe a uma estratégia integrada

“É a sua ESTRATÉGIA, não a sua MISSÃO que acabará determinando o seu sucesso.” –    Reggie Joiner

Sua igreja tem um líder estratégico. Essa pessoa está lá todo fim de semana, certificando-se de que as coisas correm como planejado.

Não é o pastor sênior.

Não é o pastor das crianças

Não é o pastor de jovens

Não é nem o líder de adoração

A pessoa estratégica na sua igreja é aquela no estacionamento que coloca os cones de trânsito. Essa pessoa entende como colocar estrategicamente esses pequenos cones laranjas  pode, em última análise, direcionar duas toneladas de aço na direção que devem seguir.

Como líderes, gastamos muito tempo na visão, missão e valores. Isso é uma coisa muito importante. Mas ter uma missão sólida não promete sucesso. Eu vi muitos líderes desenvolverem uma missão incrível, mas falharem no caminho. Eles falham porque não criaram uma estratégia que mostra como chegar onde querem estar.

Às vezes, com o ritmo da vida e do ministério, pode ser fácil perder de vista o objetivo final e focar apenas no “agora”. Podemos nos perder nos detalhes diários para onde eventualmente olhamos ao redor e perceber que não sabemos mais onde nos estamos indo.

No meu tempo como consultor e líder da igreja, uma das coisas mais comuns que tenho ajudado as igrejas a trabalhar é através da programação. Muitas igrejas na América hoje têm tantos programas que seria difícil entender realmente qual é a sua missão, olhando para o calendário de eventos.

Pense na sua igreja por um minuto. Posso dizer qual é a sua missão olhando para o calendário de eventos?

Se sua resposta for “não”, então você está no lugar certo. É hora de desenvolver uma estratégia integrada para avançar a  alinhar sua equipe, e manter o objetivo em mente. Aqui estão alguns pensamentos para ajudá-lo a criar uma estratégia integrada que garanta o seu sucesso na busca da missão.

1. Mantenha o fim em mente. Se vou fazer uma viagem, primeiro preciso saber para onde estou indo. Se eu não souber para onde estou indo, eu estaria gastando muito mais dinheiro do que queria e definitivamente perdendo a sanidade porque meus filhos no banco de trás querem saber quando chegaremos lá. Seria insano para alguém sair de férias e não saber para onde estão indo. Isso é verdade para nós como líderes. Qual é o seu objetivo final? Qual experiência definitiva você quer que as pessoas da sua igreja tenham? Qual é o jogo final para o envolvimento delas? Depois de ter determinado isso, NUNCA deixe que ele fique em segundo plano em suas conversas com sua equipe.

2. Pense em etapas, não em programas. Programas são programas. Quando você pensa neles como apenas programas, eles se tornam auto suficientes. Quando um programa acaba, acabou. Então o próximo programa começa e assim por diante. Quando você pensa em etapas, cada passo deve estar aproximando você do fim que sua equipe decidiu. Os passos mostram um caminho à frente e mantêm um registro de onde você veio.

3. Alinhe a equipe. Sua equipe DEVE estar na mesma página quando se trata do objetivo final e da estratégia para chegar lá. Se eles não são, você definitivamente encontrará problemas ao tentar seguir em frente. Às vezes, isso é onde decisões difíceis de liderança devem ser tomadas. Se você tiver membros da equipe que não se alinharão com a meta e a estratégia finais, talvez seja hora de aliviá-los de sua posição. Isso não importa se eles são funcionários ou voluntários. Nenhuma pessoa deve estar acima da unidade da equipe.

4. Entenda que cada parte da estratégia é tão importante quanto as outras. Adivinha? O ministério das crianças é tão importante quanto a mensagem do pastor sênior aos adultos no domingo de manhã. O ministério de jovens é tão importante quanto o programa do ministério infantil. O estacionamento esvaziando e reenchendo entre os cultos é tão importante quanto o culto. Quando sua equipe começa a pensar assim, evitando guerras territoriais, sua estratégia pode realmente fugir. Mesmo que as descrições de trabalho possam ser diferentes, é importante que a equipe entenda que nenhum passo da jornada é menos importante que o outro. Se um falhar, todos falharão.

5. Nunca pare de falar sobre a estratégia. Seja um recorde quebrado! Arranje tempo em suas reuniões regulares de equipe para avaliar seu objetivo final e rever as etapas. Eles estão trabalhando? Você precisa reavaliar e inovar? Há coisas acontecendo ao redor da igreja que estão tornando as águas turvas quando se trata de manter o objetivo final em primeiro plano?

Sempre mantenha o objetivo em mente, alinhe sua equipe e crie etapas que mostrem um caminho claro para o sucesso. É isso que cria uma estratégia integrada!

Publicado originalmente em inglês em http://orangeblogs.org/orangeleaders/2019/06/24/do-something-you-dont-have-to-do/