Skip to content

Como desenvolver voluntários a se tornarem líderes

Escrito originalmente em inglês  por Joe Macalpine.

“Um líder admirável, não responde a um  chamado com um holofote da autopromoção, mas aos sussurros silenciosos da necessidade.” – Mollie Marti

Lembro-me de quando eu pensei que poderia fazer tudo sozinha. Claro, havia muito trabalho liderando o ministério de minhas primeiras crianças. Tínhamos cerca de 75 crianças e 20 voluntários. Eu estava ocupada, mas era administrável. Quando crescemos para 100 crianças e ainda tínhamos apenas 20 voluntários, eu me senti bem sufocada. Foi então que aprendi que, se quisesse liderar um ministério bem-sucedido e crescente,  para crianças e suas famílias, tinha de ter uma equipe voluntários, forte, equipada e incentivada a liderar.

Deus quer que sejamos líderes admiráveis e, como a citação diz acima, a nobreza da verdadeira liderança não inclui autopromoção. Isso significa basicamente que, como líderes da igreja, devemos constantemente oferecer a coisa mais básica que possuímos: nossa plataforma de liderança. Quando um líder incentiva e equipa sua equipe de voluntários para liderar em seu lugar, coisas surpreendentes podem acontecer. Então….Como você inspira e dirige sua equipe para que eles liderem com maestria e paixão? Bom….estou feliz que você perguntou!

  • Lidere com visão. A maior coisa que você pode fazer para formar líderes em sua equipe é dar a eles a visão. As escrituras dizem que sem visão, o povo perece. . . isso significa que, onde houver visão, o povo florescerá. 
  • Tenha valores que a equipe se lembre. Se você tem um milhão de valores e eles são longos e prolixos, posso garantir que sua equipe não os usará para crescer em seu papel de voluntário. 

Se seus voluntários não estão usando seus valores para crescer, eles não estão se tornando líderes. Torne seus valores simples e claros.  Os valores no ministério de suas criancas são Diversão, Aprendizado, Relacionamentos e Inovação.

  • Dê a eles as  boas oportunidades. Se você não der a seus voluntários  boas oportunidades, eles nunca crescerão como líderes. Dê a eles o microfone, deixe-os liderar um grande evento, deixe-os participar de discussões de planejamento.  Quando os voluntários obtêm boas oportunidades para liderar, eles lideram! 
  • Não controle excessivamente a sua equipe. Microgerenciar nunca é bom. Líderes que controlam excessivamente lideram de um local de fraqueza e insegurança. Deixe seus voluntários crescerem. Tudo bem se sua impressão digital não estiver nela.

Quando seus voluntários forem incentivados e equipados para liderar, você terá oportunidades de expandir seu ministério muito mais do que nunca. Vá fundo! Desenvolva esses voluntários!