Skip to content

Crianças Pequenas e o Início do ano. Você está pronto para isto?

Feito pela equipe 252Basics / dia 6 de Setembro de 2017/ Como fazer

Este é um novo ano escolar e isto significa um grupo novo de pré escolares e de crianças de primeiro ano no seu ministério infantil. Aqui estão algumas idéias que poderão ajudá-lo a começar da maneira da maneira certa.

1. Conheça as suas crianças: Para as primeiras semanas, conhecer suas crianças precisa se tornar prioridade antes mesmo de começar a seguir o currículo e de cobrir todas as atividades:

  • Aprenda os nomes de cada criança e aquilo que atrai cada uma – aprender os nomes e alguma coisa divertida sobre cada uma mostra que você se importa com ela desde o começo 

Deixe que elas o conheçam – conte para elas histórias engraçadas sobre você e sobre a sua infância. Fale para elas sobre a sua família. Deixe-as entrar no seu mundo e assim confiar em você

2. Estabeleça limites: A primeira série traz um barril de mudanças para as        crianças da pré-escola, mesmo na igreja. Nas salas da pré-escola, elas tinham tempo livre para brincar e brinquedos por toda parte. Agora, elas se encontram em um círculo, possivelmente ao lado de outros círculos (os pequenos grupos). Esta é uma grande mudança.

  • Dê sugestões: Isto tudo é novo, então tenha certeza que você está comunicando sempre o que elas irão fazer, isto é, cada atividade. Diga: “Agora é o tempo do grande grupo. Vamos caminhar até a sala do grande grupo e vamos cantar e ouvir a história Bíblica”, etc.  
  • Comunique as regras de maneira clara: Elabore algumas regras simples de serem lembradas mantendo-as sempre. Eu estou envolvida em um programa de educação cristã e nós temos três regras simples:
  1. Respeite a Deus – aponte para o céu
  2. Respeite um ao outro -aponte para os lados, para as crianças ao seu redor
  3. Respeite a igreja – aponte para o chão 

É fácil você redirecionar um comportamento quando você tem regras pré-determinadas que são fáceis de serem lembradas e repetidas.

3. Esteja preparado: Leia o guia do Pequeno Grupo três vezes antes do domingo e pense em um plano de ação. Pré-escola/Primeiro Ano são crianças agitadas, por isso que você deve estar muito bem preparado! Venha mais cedo para a Igreja e prepare seu espaço para os pequenos grupos. Faça um lista do material necessário e coloque seu material na ordem em que será usado. Assim tudo estará em sua mão na hora em que você precisar.

  • Estabeleça o espaço em que cada criança irá sentar – Escreva o nome das crianças em pedaços de cartolina e coloque onde cada uma irá sentar (do lado de fora do círculo). Isto pode ajudar as crianças a saber para onde ir (e espero que fiquem ali) e também lhe ajudará a lembrar o nome de cada uma. É impressionante como a simples instrução de “sentar no círculo” pode fazer com que você não perca seu tempo
  • TRANSIÇÃO! – Nada pode matar um momento importante mais do que você ter que ficar virando as páginas do seu material escrito para saber o que vem pela frente, qual é o próximo passo. Certifique-se de onde você quer chegar, para que você possa fazer a transição das atividades de uma maneira gostosa e tranquila. E se seu grupo não estiver conectado com aquela atividade, mude para a próxima
  • Cativar  a atenção das crianças – No lugar de levantar a sua voz para falar, mais alto do que as crianças, abaixe a sua voz, cada vez mais baixinho…Pare e espere até que cada uma esteja escutando. Lembre-se que esta é a fase do “Olhe para Mim”, aquela em que as suas crianças têm uma porção de coisas para dizer e cada uma irá falar, mesmo que outras estejam falando. (Esta é uma boa hora para voltar para as suas regras e dizer: “Vocês estão lembrando? Nós respeitamos uns aos outros! Um espera o outro para falar)  

Quais são as suas dicas prediletas para liderar seu grupo de crianças no início do ano? Nós gostaríamos de ouvir as suas ideias e saber da sua experiência