Skip to content

Do planejamento ao sonho: Uma estratégia para planejar com antecedência

Uma das questões recorrentes que ouvimos dos parceiros é a constante luta para planejar com antecedência. Como diz o ditado, “o domingo está chegando” e há muitas peças que precisam ser colocadas no lugar antes que ele chegue! A vida de um líder Ministerio de Criança pode facilmente se tornar um padrão recorrente de corrida e preparação para apresentar no domingo, a cada semana, seguido de pressa e limpeza assim que o último serviço termina. E o ciclo continua, fazendo o que tem que ser feito, semana a semana e domingo a domingo.

Uma das maneiras mais rápidas de levar sua equipe de ministérios ao próximo nível é antecipar o ciclo de preparação semanal. Se você puder, tenha espaço para refletir sobre o que está por vir e pensar “fora da caixa”, ou “fora da sala” ou “fora do palco”, enquanto se prepara para esses serviços. Quando o tempo não é um fator de controle, mais pessoas podem estar envolvidas e mais opções podem ser consideradas.

Trabalho de mesa

O primeiro passo para chegar à liderança de um jogo é o mais difícil. Mas, como a maioria das coisas na vida, você só precisa dar o primeiro passo uma vez. Antes de chegar ao sonho, você precisa sair do processo de planejamento semanal. Isso levará um dia, então vá em frente, pegue seu calendário e marque um dia que você poderá dedicar ao planejamento do resto do mês atual. Quando chegar o dia, traga seus petiscos favoritos, acomode-se em sua mesa e vá fundo. Será um dia longo, mas assim que terminar, você não terá que fazer essa tarefa longa e solitária novamente.

Trabalhando o sonho

Agora que você fez o trabalho de mesa, é hora de mudar para o sonho. Não planeje reuniões, faça uma festa. Convide todos que gostariam de participar da diversão de olhar para o futuro e sonhar com maneiras novas e envolventes de decorar seu ambiente, apresentar as lições e celebrar os domingos com seus filhos e equipes. Convide seus contadores de histórias e seus líderes de pequenos grupos. Convide os anfitriões e os recepcionistas. Qualquer um que esteja investindo em servir com seus filhos pode participar da diversão.

Durante a reunião, quero dizer, festa, você pode usar o escopo e o ciclo (localizado na seção Recursos do Líder do Guia de Treinamento) para repassar o que está por vir para o próximo trimestre. Em seguida, abra a conversa e convide todos a compartilhar ideias e inspirações. Quanto mais pessoas se sentirem incluídas no processo de planejamento, mais comprometidas estarão em fazê-lo acontecer. É uma ótima maneira de informar sua equipe de que cada pessoa é valorizada e sua contribuição é bem-vinda. Escolha atividades divertidas, decorações chamativas ou jogos emocionantes, e use o tempo extra que você tem agora para fazer com que essas adições especiais aos seus domingos ganhem vida.

Viva, sonhe e repita

Ao trazer esses jogos emocionantes, decorações e comemorações para sua vida aos domingos, prepare sua câmera e tire belas fotos! Use-as para compartilhar a diversão com outras pessoas em sua igreja através das mídias sociais. Ver o ministério em um nível de excelência e diversão é um ímã para novos voluntários. Todo mundo quer fazer parte de algo que é bem feito e que faz a diferença em suas vidas. Aqueles que estão em uma equipe que está servindo com excelência e se divertindo raramente estão procurando razões para renunciar. Eles estão esperando pela próxima festa de planejamento para que possam fazer tudo de novo!

Sonhe!

Este post foi originalmente escrito em inglês pela  Equipe Orange  EUA 12 de agosto de 2017 e traduzido e adaptado para o português pela Equipe Pense Laranja.