Skip to content

Faça algo que você não precisa fazer

Por Tim Cress

Aqui está um segredo que todo bom voluntário e líder deve saber: você não faz algo porque tem vontade. Você faz algo para se sentir bem. Se você fizer apenas o que tem que fazer, estará limitado no que faz. São as coisas que você não precisa fazer que trabalharão sua fé.

Talvez seja isso que Jesus quis dizer quando sugeriu isso a um grupo de pessoas reunidas em torno Dele para ouvi-lo ensinar:

“Suponha que alguém force você a percorrer uma milha. Vá duas milhas com eles.

Para nós, isso parece estranho. Mas no contexto da lei romana imposta ao povo judeu há dois mil anos, esse foi um desafio ousado. Os judeus se ressentiam e até odiavam os romanos por causa dos pesados impostos e leis do Império Romano. Uma dessas leis exigia que qualquer pessoa de doze anos ou mais levasse o equipamento de um soldado por uma milha inteira, se fosse solicitado. Foi à luz dessa lei que Jesus ensinou o princípio de ir mais além.

Imagine um adolescente na antiga Jerusalém, passando por sua rotina diária. Imagine-o ao virar a esquina e perceba um soldado romano prestes a desmontar de seu cavalo. O menino congela, tentando refazer seus passos e evitar ser visto. Ele sabe que se o soldado notar, ele será comandado para levar o equipamento do soldado. Mas é muito tarde. O soldado chama a atenção do garoto e pede que ele se aproxime, e então carrega o rapaz com todo o seu equipamento. E a partir daí, porque o menino não tem escolha, porque é a lei, eles começam a longa caminhada pela cidade.

Agora, vamos fingir que esse menino em particular estava no meio da multidão quando Jesus disse: “Se alguém te forçar a ir uma milha. Vá duas milhas com eles. ”E enquanto ele viaja a primeira milha, esse menino continua pensando sobre o que Jesus disse e começa a se perguntar:“ Por que Jesus disse que eu deveria ir duas milhas? Por que eu deveria ajudar um romano? Por que eu deveria sair do meu caminho por alguém com quem nem me importo? “Por mais que ele não entenda as palavras de Jesus, ele também não pode se afastar delas. Eles ficam com ele: “Vá duas milhas …”

Antes que ele perceba, eles chegaram ao final da primeira milha. O soldado pára, desce do cavalo e chega a recolher suas coisas. Mas o menino fica parado, imaginando o que poderia acontecer se ele tentasse o que Jesus dizia. Ele limpa a garganta e faz uma proposta:

“Eu vou ser mais do que feliz em levar o seu equipamento por mais uma milha, se quiser.”

O que você acha que aconteceria a seguir? Imagino que algo mudaria fundamentalmente a partir do primeiro passo da segunda milha. Talvez o soldado romano, curioso sobre esse menino judeu que voluntariamente se ofereceu para ajudá-lo, começasse a envolver o menino na conversa. Talvez durante a segunda milha, o soldado romano e o menino judeu compartilhassem histórias, idéias, experiências. Talvez, apenas talvez, o jovem adolescente e o soldado romano começassem a se ver como pessoas reais.

Milha um cumpriu uma obrigação.

Milha dois mudou a natureza do relacionamento deles.

Aquele passo da Milha um através da linha até Milha dois muda tudo.

Quando você, como líder, pode levar alguém a dar um passo através dessa linha, você os introduziu em um tipo diferente de aventura. Contanto que eles permaneçam no lado da Milha um, eles nunca entenderão o que perderam. Eles estão perdendo uma festa e eles nem sabem disso. Eles se perguntam por que eles não estão mais motivados. Eles se perguntam por que eles não são mais apaixonados. Eles não têm ideia de que estão conectados a apenas um passo.

É por isso que o que você faz é tão importante. Você tem o potencial para levá-los ao longo da linha. Você pode agitar seus dons. Você pode incentivá-los a se mudar. Você pode organizar seu ministério para que a próxima geração possa experimentar a festa. Quando as pessoas experimentam como é viver no lado da festa, elas serão alteradas para sempre.

Jesus sabia que quando alguém saísse da Milha um, para a Milha dois, tudo mudaria.

É interessante para mim que eu me importo com coisas que não me preocupavam há um ano.

Jesus disse: “Onde está o seu tesouro, é aí que está o seu coração”. Em outras palavras, quando você investe em alguém, seu coração segue. Não confunda o pedido. Não espere até que seu coração mude para fazer um investimento. Invista em alguém para que seu coração mude.

Você quer mudar seu coração sobre alguém que você não gosta? Sirva-os quando você não precisar atendê-los.

Você se importa que você parou de cuidar e quer se importar de novo? Faça algo que você não precisa fazer.

Uma cidade pequena reavivou minha fé, minha paixão e minhas prioridades.

Eu não estou passando tempo com pessoas em Wrightsville, Geórgia, porque elas precisam de mim. Eles têm muitos grandes líderes. Eu estou aparecendo porque preciso fazer algo que não tenho que fazer. Eu realmente amo fazer o que tenho que fazer. Essa é minha missão. É o meu trabalho. E estou sempre ocupado fazendo isso. Mas fazer o que eu não tenho que fazer é me mudar de uma maneira que eu nunca imaginei.

Claro, você não precisa se esforçar. Ninguém vai te julgar se você não fizer isso. Você não é obrigado a dar nem mesmo o primeiro passo para uma segunda milha.

Você não precisa se tornar um pai adotivo.

Você não precisa liderar alunos do ensino médio.

Você não precisa parar para conversar com uma criança.

Você não precisa comprar a refeição de alguém.

Você não precisa perguntar ao garçom o nome dele.

Você não precisa ajudar sua escola local.

Você não precisa falar contra uma injustiça.

Você não precisa perdoar aquele amigo que ofendeu você.

Você não precisa viver com alguém diferente.

Você não precisa aparecer para alguém no hospital.

Você não precisa dar nada.

Você não precisa investir no sucesso de outra pessoa.

De fato, em muitos aspectos, a vida será mais fácil se você não o fizer.

Mas se você fizer isso, vai mudar você. Se você fizer isso, você sentirá algo mais profundo. Se você fizer isso, você vai tocar em algo sagrado que você nunca soube que existia. Se você fizer isso, você experimentará o amor de uma maneira nova e radical.

Este post foi adaptado e traduzido do http://orangeblogs.org/orangeleaders/2019/06/24/do-something-you-dont-have-to-do/