Skip to content

Níveis de Parceria com os Pais

Feito por Stephanie Porter

Um diferencial chave sobre a estratégia PENSE LARANJA é a  parceria intencional com os pais. Nós chegamos a conclusão que temos aproximadamente 40 horas para investir na vida das crianças em nosso ministério a cada ano. Os pais, por outro lado, possuem aproximadamente 3.000 horas para influenciar suas crianças em um ano.

Como líderes do ministério de crianças, nós gastamos inúmeras e incontáveis horas para que o domingo seja a melhor hora da semana de cada criança. Nós também oramos, montamos uma estratégia e perdemos o sono com o dilema de como ajudar os pais a entenderem que o que acontece na semana é mais importante do que aquilo que acontece no domingo. 

Como equipar as famílias para que se tornem vencedoras durante a semana?

Como ajudar os pais a enxergarem a si mesmos como os primários e mais importantes líderes espirituais?

Como nós podemos encorajar e equipar os nossos pais?

Eu penso que é inacreditavelmente fácil cultivar uma Atitude de “tanto faz” e perder aquilo que é mais importante em nosso ministério.

Cada pai é um parceiro de nosso ministério. Eles não estariam em sua igreja se eles não o fossem. Mas, os pais são seus parceiros em níveis diferentes. Abaixo se encontra um guia do “PENSE LARANJA” do Reggie Joiner, que o ajudará a ver de maneira mais clara os diferentes níveis de parceria com os pais.

  • Consciente – Pais estão preocupados sobre alguma situação ou desenvolvimento particular. Estes pais não estão muito envolvidos com a igreja, mas estão abertos e estão interessados em se tornarem pais melhores. Eu ainda não conheci pais que não têm interesse em melhorar. 
  • Envolvido – Um relacionamento básico ou intermediário com sua igreja. Mesmo que seja somente trazendo suas crianças para a igreja, estes pais estão tomando passos na influência espiritual de suas crianças. Esta é a situação de quase a maioria de suas suas famílias – faça questão de ver isto como uma VITÓRIA! 
  • Engajado – Pais que estão comprometidos na parceria com a igreja. Eles estão crescendo no relacionamento com Deus e assumem alguma responsabilidade pela liderança espiritual em seu lar. Estes pais talvez estejam servindo em seu ministério, ou em algum outro ministério de outra igreja, eles mesmos são comprometidos em participarem de um pequeno grupo, e são os pais que são mais frequentes nos cultos. 
  • Investidor – Pais que são devotos e proativos na  parceria com a igreja. Eles entendem a estratégia de seu ministério e estão em comunhão com grupos de pais cristãos. Este deve ser o alvo: Conduzir os pais através do investimento de uma parceria com sua igreja e ministério.

Muitas vezes a diferença entre  níveis pode proporcionar  algo a mais. Por exemplo, você pode conduzir um pai de informado a envolvido com o evento “Experiência em Família” no qual eles trazem toda a família. Ou um pai envolvido para um pai engajado, simplesmente promovendo o “Parent Cue App” e assim proporcionar o diálogo entre pais e filhos, sobre a sua fé, a história Bíblica semanal e como podem aplicar aquilo que aprenderam – ambos, pais e filhos.

Uma vez que você identifica como os pais fazem a parceria com o seu ministério, você pode conduzi-los para o próximo passo com um alvo estratégico. Guarde em sua mente que em fases diferentes, os pais estarão mais conectados e envolvidos do que em outras, e uma grande maneira de mantê-los conectados é ajudando-os a entender os marcos de desenvolvimento e eventos importantes que uma criança experimenta.

Também, não coloque seu foco em apenas um nível de parceria.Tente alcançar todos os pais e considere o nível de envolvimento em que eles se encontram quando você fizer seus eventos ou enviar algum material.

Agora você e seu time podem começar a fazer a medição e os ajustes necessários para saberem como as famílias fazem a parceria com seu ministério e assim desenvolverem os próximos passos de maneira bem clara – para que eles possam ser conduzidos para o próximo nível. Existe alguma maneira diferente e criativa em que você poderá passar a visão para eles? Existe um plano para equipar cada família com a oportunidade de passar da fase de envolvidos para engajados?

Para mais ideias de como conectar e  engajar os pais contate um de nossos especialistas. Lembre-se: duas influências combinadas são muito mais fortes do que duas influências.