Skip to content

Três fatores chave para encontrar ótimos voluntários

Estamos todos precisando de voluntários. Se formos construir um ótimo ministério de estudantes, – aquele que acreditamos que Deus quer que construamos – não conseguiremos fazer isso sozinhos. Teremos que encontrar ótimas pessoas para nos ajudar. Na verdade, eu diria que o seu ministério de estudantes subirá e descerá de capacidade, de acordo com a qualidade da sua equipe de voluntários. E isso ocorre porque um grande ministério depende mais do que apenas possuir um ótimo prédio, um grande orçamento ou uma boa estratégia. 

1. Ótimos voluntários formam ótimos ministérios.
A questão sobre os voluntários é simples: eles precisam ser encontrados. Ótimas pessoas estão lá fora, e elas serão incríveis para servir em seu ministério. Elas só não sabem disso ainda! Nosso trabalho é encontrá-las e recrutá-las, e isso não é uma tarefa fácil. Por isso, gostaria de passar apenas três dicas que, em minha opinião, irão ajudá-lo imediatamente a aumentar o número de voluntários que você conseguirá. Identifique seu alvo. Você precisa esclarecer duas coisas. Primeiro, quem você está procurando? Essa é uma ótima pergunta para a qual devemos ter uma resposta. Que tipo de pessoa você quer em seu ministério? Que tipo de qualidades você quer que elas tenham? Que tipo de disponibilidade? Que idade e em que estágio da vida? Seja claro sobre quem você está procurando, para que você saiba quando encontrá-los. Essa é a segunda questão que você precisa perguntar: onde estão elas? Onde esse tipo de pessoa é encontrado? Elas estão na faculdade? Elas estão no ministério de solteiros? Estão em pequenos grupos de jovens casais? Estão jogando na liga local de futebol? Identifique quem eles são e comece a aparecer nos locais e recrutá-los onde eles estiverem.

2. Aprimore seu discurso.
Você precisa aprimorar, e quero dizer realmente aperfeiçoar, sua visão rápida. Este é o discurso de 3 a 5 minutos que você faz a alguém que você acabou de conhecer, seja tomando um café, andando pelo mercado, ou que está jogando na mesma liga online que você. Talvez, ao lado do Evangelho e de seus votos de casamento, este precisa ser o discurso mais eficaz que você fará em toda sua vida. É uma visão rápida para explicar por que o que você está fazendo é urgente e como Deus poderia usá-los para mudar a vida de alguém para sempre. Afinal, você está convidando-os a serem influenciadores no estágio mais influente da vida de alguém. Sua cidade está cheia de estudantes que não estão em um relacionamento com Jesus, e eles têm uma chance de fazer algo para mudar isso. Eles têm a chance de levar Jesus para a próxima geração! Deus está procurando por alguns homens e mulheres que estão dispostos a simplesmente dizer “sim” com uma ou duas horas de seu tempo por semana. Só isso! Portanto, aprimore seu discurso e esteja preparado para fazer sua pergunta a essas pessoas.

3. Recrute recrutadores.
Não, não foi um erro de digitação. As melhores pessoas no recrutamento de voluntários são, na verdade, outros bons voluntários. Você não é o único que pode recrutar. Você precisa recrutar alguns recrutadores. Procure seus melhores voluntários e peça-lhes que identifiquem e apresentem você a alguém que eles conheçam, e que também seria ótimo em fazer o que eles estão fazendo. E o legal é que você nem precisa treiná-los. Eles já estão se voluntariando justamente para que saibam o que é preciso ter ou saber para serem bons no que fazem. Eles sabem quem você está procurando, e isso, provavelmente, significa que eles conhecem muitas pessoas que se encaixam nesse perfil.

Este post foi originalmente escrito em inglês por Jamey Dickens  |  22  de março de 2018 e traduzido e adaptado para o português por Equipe Pense Laranja.