Skip to content

Empoderando e Capacitando Sua Equipe de Voluntários

Formigas. Por toda parte. Olhei ao redor da sala de aula e podia sentir o pungir das lágrimas se formando. Esta seria uma manhã agitada.

Eu já sabia semanas atrás que hoje seria desafiador e fiz tudo o que estava ao meu alcance para preparar minhas equipes para o sucesso. Era um feriado  prolongado, o que significava que muitos voluntários estavam na praia ou nas montanhas com suas famílias. (Mas estávamos cobertos, eu havia chamado casais como reforços). Nosso predio da igreja, que muitas vezes era alugado por outras organizações bem-intencionadas, estava cheio de pequenas bailarinas e dançarinos de sapateado em menos de 24 horas, e eles definitivamente deixaram sua marca. Tinha purpurina por todo lado. (Mas, como havia dito, não era problema. Eu tinha contratado um serviço de limpeza e eu trouxe meu próprio aspirador de pó de casa para dar um toque final.)

No entanto, quando abri aquela sala (a sala não havia sido tocada por brilhos e vestidos de bailarinas) e vi as trilhas de formigas vermelhas trabalhadoras que passavam por toda superfície plana, meu coração afundou. “Ai não!” Eu sussurrei. O voluntário que estava de pé atrás de mim ofegou e murmurou discretamente: “Eu percebi semana passada na porta. Eu contei pro outro membro da equipe. Mas eu acho que eles esqueceram. “

O Problema Que Você Não Vê Chegando
Você já esteve tão afobado, tão irritado que você poderia sentir seu rosto fervendo? É exatamente isso que senti naquele momento. Poderíamos ter corrigido o problema a qualquer momento nos últimos sete dias. Tinha até um spray de formigas não-tóxico debaixo da pia daquela mesma sala. Como nós nos encontramos nesta situação? As próximas palavras do voluntário derrubaram minha frustração. “Eu sinto muito. Você é tão precisa que tive medo de me intrometer no trabalho de alguém se eu resolvesse as coisas sozinho. Você preferiria que eu pulverizasse as formigas ou dissesse para que você pudesse pulverizá-las?”

Imediatamente, percebi o meu erro. Nós deixamos de atender as expectativas das famílias que servimos porque eu tinha negligenciado empoderar os membros da minha própria equipe para identificar soluções viáveis ​​e tomar decisões imediatas. Eu tinha micro-administrado tanto meu ministério ao ponto de deixá-lo em um mal funcionamento. Eu tinha construído uma base instável. Minha necessidade de controle roubou dos membros de minha equipe sua confiança e limitou sua capacidade. A ironia da situação foi o quanto eu confiava em minha equipe. Eu tinha recrutado pessoas incríveis com várias habilidades e aptidões. Eles eram totalmente capazes de executar com excelência, mas meu medo de cometer erros e de ser rotulado como inadequado tinha sufocado nosso sucesso.

A Solução Para O Problema Que Você Não Vê Chegando
Enquanto minha voluntária cruzava os pés apreensiva ao meu lado e assistia as trilhas das formigas passando pelas paredes, reconheci as mudanças que eu tinha que fazer. Nos meses seguintes, lentamente, liberei o forte nó que amarrava meu ministério e, intencionalmente, tomei medidas para fortalecer minhas equipes.

Minha abordagem empregou essas três estratégias:

Fale Vida e Incentivo
Para que os voluntários se levantem e assumam a responsabilidade, eles devem trabalhar a partir de um ponto de clareza e confiança. Além disso, eles devem saber que você acredita neles e confia neles para identificar soluções e tratar assuntos difíceis. Evite ditar listas de tarefas e supervisionar as pequenas coisas. Mostre seu apoio proferindo palavras de vida e encorajamento. Ofereça sugestões e permita que eles tomem as rédeas.

Defina Expectativas Claras
É impossível medir quando você não é familiarizado com a fita métrica. Os membros da sua equipe devem conhecer e entender suas políticas e procedimentos, bem como suas expectativas colocadas sobre eles. Ensine-os como você pensa. Treine-os através do seu processo de tomada de decisão. Expectativas claras abrem espaço para responsabilidade e o crescimento.

Elogie O Progresso,  E Não A Perfeição
Ninguém acerta o tempo todo. Se a perfeição fosse um pré-requisito para o ministério, todos nós estaríamos sem um trabalho. Em algum momento, alguém correu o risco com você: eles lhe deram mais responsabilidade do que você provou ser capaz de carregar. Ainda assim, você perseverou e Deus o usou para avançar Seu reino. Agora é sua vez. Há voluntários em sua equipe que são capazes de mais. Encontre formas de entregar as rédeas e levantar líderes. Elogie o esforço, não resultados, elogie o progresso, e não a perfeição.

Capacite Sua Equipe e Cresça
No ministério familiar, o empoderamento é fundamental. Todos os fins de semana, os pais confiam seus corações a você e aos membros da sua equipe. Eles entregam seus filhos por uma hora ou duas e têm fé que sua maior prioridade é cuidar deles. Os voluntários que entendem a visão e os princípios orientadores do seu ministério e que agem em confiança a partir deles não só satisfazem expectativas, como também conseguem formar conexões significativas.

Você sente que seu ministério está parado? Em caso afirmativo, considere o peso que você está carregando. A sua expansão e crescimento estão limitados pela sua atual capacidade pessoal? Talvez seja hora de correr o risco e delegar responsabilidades a membros capacitados e empoderar sua equipe.

Quer saber mais?
Para saber mais sobre os “porquês” e “comos” de empoderamento/capacitação, confira Do not Quit, o novo livro por Jessica Bealer e Gina McClain, disponível agora no DontQuitBook.com.

Este post foi originalmente escripo por Jessica Bealer em inglês em orangeleader.org em  Oct 30, 2017  e traduzido e adaptado para o português por Mateus Amorim.