Skip to content

Maximize seu tempo com essas dicas simples

por Kristi Porter

Dependendo da sua personalidade, a estrutura da palavra pode enchê-lo de euforia ou pavor. Para este último, basta usar a abordagem Piratas do Caribe e considerá-la uma “diretriz”.

Nós todos sabemos a pressão de ser puxado em um milhão de direções em uma base diária. Provavelmente não é incomum você chegar ao final de um dia de trabalho e se perguntar o que realmente conseguiu. Infelizmente, muitos dos nossos dias passam assim, enquanto a carga de trabalho só parece aumentar.

Mas há uma abordagem que você pode adotar para conter essa falta de produtividade. Com alguns ajustes, você se sentirá melhor ao chegar ao final da semana de trabalho.

Estruture sua semana

Dependendo de quanto tempo você começa a pensar na semana seguinte – na sexta-feira anterior, no domingo à noite anterior, ou até naquela manhã de segunda-feira – você provavelmente tem uma boa ideia dos principais objetivos que precisa cumprir durante esse período de cinco dias. Se não, essa seria a primeira coisa a identificar. Realisticamente, defina esse número entre cinco e dez, mas mais perto de cinco se os objetivos forem grandes e exigirem mais tempo.

Em seguida, dê sua semana um tema. Quem não ama um bom tema? O ministério é freqüentemente de natureza muito sazonal, e isso deve se prestar bem a essa tática. Talvez sua “semana de logística de viagem missionária” ou “planejamento de retiro de outono” ou “preparação de serviço de Páscoa”.

Seja qual for a semana para você, identifique um tópico que vincule suas metas. Isso lhe dará uma nova maneira de ver sua semana como um todo, apesar das outras tarefas, reuniões e desvios que podem surgir. Mantenha esse tema em mente em todos os momentos e cancele ou adie tudo o que não couber no seu tema, se possível.

Estruture seu dia

Depois de ter um tema para a sua semana, classifique os seus objetivos por prioridade e comece a atacar aqueles que tiveram a classificação mais elevada na segunda ou terça-feira. Apesar de seus melhores esforços, você provavelmente estará bem se conseguir realizar três grandes tarefas em um dia. Mas agora que você tem suas metas classificadas, é possível transportar facilmente para o próximo dia que não seja verificada na sua lista.

Sua próxima tarefa seria construir o seu dia em torno de seus ritmos naturais e fluxo típico de semana de trabalho. Por exemplo, você provavelmente já ouviu isso antes, mas se for uma pessoa matutina, essas horas são quando você será o mais produtivo. Isso significa que as distrações são geralmente mínimas porque as pessoas estão fazendo suas próprias coisas, e você pode ser super produtivo durante esse período.

Outra coisa a considerar é como sua equipe ou escritório opera. Por exemplo, você tem reuniões de equipe ou outros eventos recorrentes em determinados dias da semana? Nesse caso, esse é o melhor dia para agendar o máximo de reuniões possível. Caso contrário, sua concentração diminuirá conforme você aparece constantemente entre as reuniões e o horário no computador.

Para aqueles de vocês que encontraram o seu ritmo com as sugestões acima, e querem ir mais além, considere dar aos seus dias um tema como Motivação na Segunda-feira, onde você enfrenta uma enorme meta para estabelecer um precedente para a semana. Ou nas terças-feiras , quando você se concentra em escrever, responder e agendar e-mails ou cuidar das necessidades de tecnologia para o serviço de domingo. Ou  às sextas-feiras, em que você conclui o maior número possível de projetos para terminar a semana com uma nota alta.

Outra ideia seria implementar o bloqueio de tempo. O bloqueio de tempo, é quando você agrupa tarefas semelhantes para maximizar a mesma linha de pensamento ou ações repetitivas. Isso pode incluir coisas como gerenciar e-mail por uma hora no início e no final de cada dia, ou reservar tardes para reuniões, ou dar-se duas horas na quinta-feira para o desenvolvimento pessoal. A chave é criar intervalos de tempo em massa com um foco singular.

E, claro, sabemos que haverá bolas curtas a cada semana que você não pode antecipar. Isso acontece no ministério e na vida. Mas praticar essas formas de intencionalidade com suas semanas e dias fará com que você se sinta mais eficiente, determinado e atencioso com seu tempo.

Este post foi originalmente escrito em inglês em http://orangeblogs.org/orangeleaders/2019/06/03/maximize-your-time-with-these-simple-tips