Skip to content

De Volta ao Ministério de Adolescentes On-Line?

On-line, de novo? Vamos ser honestos, esta provavelmente não será a última vez que você precisará se reinventar. 

Conforme você aceita esse pensamento ou a realidade de fazer o ministério digital novamente, vamos supor que, como nós, você provavelmente não está super empolgado com isso.

A equipe Orange Students se juntou para falar sobre algumas novas maneiras de adaptarmos nosso conteúdo para ajudarmos os adolescentes a desenvolverem uma fé pessoal por meio do ministério digital. Conforme conversamos sobre a assustadora ideia de termos mais meses de ministério digital, aqui está o que aprendemos.

MUDE SEU FORMATO

Provavelmente, você já percebeu como é difícil fazer com que crianças e adolescentes permaneçam engajadas durante uma sessão on-line de 15 minutos ou mais. Desta vez, existem algumas coisas que você pode fazer de maneira diferente para manter seu programa atualizado e os alunos envolvidos. Comece por variar o tamanho do seu conteúdo.

Agora, há mais motivos do que nunca para variar a duração do conteúdo! Viemos de um mundo onde nos sentávamos por uma hora, ou fazíamos algo por uma hora, ou por 30 minutos. Mas, no mundo digital, onde nossos adolescentes estão, você consome conteúdo de 10 segundos, 15 segundos e assim por diante.

O que costumava ser uma palestra de 15 minutos, agora pode ser dividido em seções menores. Assista dois minutos, discuta uma questão. Assista mais dois minutos, discuta outra questão. Ou apenas forneça um ensino de dois minutos para discutir em grupos!

Varie a frequência do seu conteúdo

Seus adolescentes são nativos digitais. Eles estão neste espaço o tempo todo, com todas as opções relacionadas sobre o que assistir, quando assistir, por quanto tempo assistir.

Como líderes de adolescentes, podemos acidentalmente ser bastante restritivos: encontre-me aqui neste momento, por tanto tempo, fazendo isso. Talvez, mais do que nunca, haja oportunidade de variar os tipos de conteúdo que criamos e a extensão dos mesmos para nossos adolescentes.

Com o Ministério Digital: Pense Diariamente, Não Semanalmente

Não apareça apenas uma vez por semana. Treine seus líderes de pequenos grupos para também comparecerem por mais de uma vez a cada semana. Você vai construir confiança quando aparecer digitalmente durante a semana. Em vez de restringir suas oportunidades de envolvimento com os alunos a uma hora e a um lugar, crie uma variedade de oportunidades para um aluno se envolver com seu ministério durante a semana. Você construirá confiança quando aparecer repetidamente, fora da “programação regularmente agendada”.

Perguntas a se fazer sobre o Ministério Digital

Faça a si mesmo as seguintes perguntas enquanto você pensa sobre como alcançar os adolescentes no espaço digital:

  • Quais plataformas eles estão usando?
  • A que horas eles estão on-line? (Dica: pode não ser às quartas-feiras, 19h!)
  • Quando percebi que os adolescentes se envolvem com seus líderes ou nas redes sociais?
  • Em quais dias a maioria dos meus adolescentes participa?
  • De que vídeos eles estão falando on-line? De que criadores ou influenciadores eles estão falando?

Agora que você deu uma olhada em primeira mão às vidas digitais, preste atenção, faça anotações e comece a imitar parte do conteúdo que você os vê consumindo. Para a sorte de todos nós, a autenticidade ainda supera a produção sofisticada, especialmente a digital.

PROVOQUE MAIS CONVERSAS

Você está empurrando informações ou convidando para conversar?

Em vez de constantemente divulgar informações para os adolescentes, convide-os para uma discussão. Convidá-los a terem uma discussão os ajudam a desenvolverem habilidades de raciocínio, processos de pensamento e novas maneiras de considerar ideias. Isso é especialmente importante no ministério digital. Se suas mídias sociais ou canais de comunicação estão apenas divulgando informações, você perderá a chance de ter uma conversa e arriscará que seus adolescentes se desliguem completamente.

 Crystal Chiang disse algo que nos fez parar:

“No meu próprio contexto de ministério com meu próprio grupo, eu me tornei muito bom em me comportar como se eu fosse a fonte de conhecimento espiritual, e se eles viessem se encontrar comigo, então eu derramava esse conhecimento neles. Mas acho que, especialmente nesta temporada, com os adolescentes ficando mais em suas casas, longe dos amigos, da escola, distantes da igreja, temos que melhorar em conduzi-los espiritualmente.

Precisamos melhorar a introdução da ideia de: Como é ter um tempo de adoração pessoal, não apenas um tempo de adoração corporativa no Zoom? Qual é a sensação de aprender algo da Bíblia em vez de ter alguém ensinando para você? Como é buscar uma comunidade, mesmo nos dias em que nosso pequeno grupo não está se reunindo?

Acho que nos perderemos em 2021 se não começarmos a ter essas conversas sobre se conduzir espiritualmente e se conduzir para hábitos devocionais em uma fé mais adulta.”

Não subestime a caixa de bate-papo

Os introvertidos em seu grupo podem não se sentir confortáveis ​​para falar pelo Zoom ou on-line, mas isso não significa que eles não tenham nada a dizer. Em vez disso, lembre-se de iniciar a discussão na caixa de bate-papo também.

Repense o tamanho dos seus pequenos grupos

Agora é um ótimo momento para garantir que cada grupo seja pequeno o suficiente, de forma que os líderes possam se conectar de maneira consistente com os adolescentes. Se o ministério digital é mais sobre conexão consistente do que sobre o que acontece durante uma reunião, os líderes devem ter uma lista que contenha poucos adolescentes, em número suficiente para eles criarem conexões reais e significativas ao longo da semana. 

USE SEUS RECURSOS

A energia que vai para a inovação é exaustiva. Esta é uma temporada difícil, com maiores desafios do que provavelmente já experimentamos ao mesmo tempo.

Você é um herói apenas por estar no ministério agora e, mais do que nunca, todos nós precisamos uns dos outros para sobrevivermos e prosperarmos em um ambiente de ministério difícil.

Se você é um parceiro curricular do XP3, você tem acesso a:

  • Um especialista do Pense Laranja disponível para consultar, treinar e ajudá-lo a aproveitar ao máximo o currículo e a estratégia de ministério.
  • Novas adaptações digitais, fornecendo sugestões de atividades on-line.

Nossa equipe de criação dos currículos do XP3 nos Estados Unidos cria um currículo de alta qualidade para líderes que sabem que podem fazer mais se dispuser de recursos e equipe certos. Para verificar o nosso currículo do XP3, você pode ir até ao nosso site penselaranja.com.br/amostra e baixar a sua amostra. Você pode iniciar um teste gratuito para obter um horário com um especialista do Pense Laranja que te ajudará a responder a todas as suas perguntas.

Escrito pela Equipe do XP3