Skip to content

5 Qualidades de Um Líder de Pequenos Grupos Incrível

Assim como vocês, passamos o verão inteiro recrutando e treinando novos líderes de pequenos grupos para o ano. Enquanto entrevistamos e conversamos com esses líderes, sempre há algumas coisas que procuramos. Aqui estão cinco qualidades que achamos mais importantes. Se você já faz isso há algum tempo, os olhos brilham ao encontrar um líder com estas qualidades!

1. Eles importam.

Não estou falando de alguém que tenha um coração terno ou que abraça muito. Estou falando de alguém que realmente sente compaixão pelas crianças do grupo. Alguém que ora pelos liderados, bem como, alguém que acredita que o líder, em um nível pessoal, terá uma mensagem poderosa para compartilhar. Esses líderes querem ver as crianças e os adolescentes crescerem em seus relacionamentos com Jesus Cristo.

Você nunca precisa se preocupar em motivar esse tipo de líder. Eles entendem a importância de tudo isso.

2. Eles escutam.

As crianças sabem quando você realmente as está ouvindo e quando você está sinceramente interessado no que elas estão dizendo. Ao ouvir, esse líder valoriza e compreende o que está acontecendo na vida das crianças de seu grupo.

Os grandes líderes atraem seus liderados e garantem que dentro do seu grupo exista um ambiente seguro para compartilhamento. As crianças têm muito a processar nos dias de hoje. Então, elas precisam de líderes que estejam dispostos a reservarem um tempo para ouvi-las.

3. Eles  preparam.

Esse líder entra pela porta com o coração e a mente prontos para ajudar as crianças a entenderem a mensagem e a aplicação do dia. Eles já sabem para onde estamos indo, assim, dedicam todo o seu foco às crianças. Você e eu sabemos bem que o líder que chega e pega o material pela primeira vez não é nem de longe tão relacional ou tão envolvente quanto o líder que está preparado para liderar.

4. Eles conectam.

Relacionamentos exigem esforço. A responsabilidade de alcançar e construir esse relacionamento com nossas crianças pertence ao líder do pequeno grupo. Um líder que realmente faz a diferença na vida de uma criança é um líder que é intencional em ligar, escrever bilhetes e conversar com cada criança sobre as coisas que lhes interessam. Líderes incríveis encontram maneiras de se conectar para investir na vida de seus liderados.

5. Eles são divertidos!

Este pode ser o ponto mais importante! As crianças são atraídas para um lugar divertido. Eles querem fazer parte de um grupo que é divertido. É simples e, no entanto, muitos de nossos líderes pensam que aprendizado e diversão não podem andar juntos. O oposto é verdadeiro. Aprender sobre o Deus do Universo deve ser DIVERTIDO!

Quais qualidades você procura em um líder de pequeno grupo? Quais perguntas ou conversas você tem com líderes em potencial durante o processo de entrevista para descobrir essas qualidades?

Texto originalmente escrito em inglês por Kendra Fleming

Adaptado e traduzido por Carina Cortat