Skip to content

Consertando um Balde Furado

Imagine que você tenha um balde. Toda vez que você tenta encher o balde, 85% da água vaza instantaneamente, e você fica com os míseros 15%. Eu imagino que você provavelmente não tentará encher esse balde mais de uma vez  antes de consertar o balde ou conseguir um novo. Não é engraçado é que não pensamos duas vezes quando se trata consertar ou substituir o balde furado, não é verdade?
Mas quando se trata de ensinar e aprender, tendemos a continuar tentando encher nosso balde furado, em vez de substituí-lo por um que realmente funciona, um que realmente mantém a água que estamos despejando nele.

Aqui está o que eu quero dizer. Normalmente, fornecemos informações para crianças e adolescentes por meio de conversas, ensino e recursos visuais. Nós tentamos envolvê-los e manter a atenção deles com vídeos, lições, histórias. Fazemos essas coisas porque a pesquisa e a experiência nos ensinaram que todos temos diferentes estilos de aprendizado. Nós compreendemos e aprendemos melhor quando recebemos informações de uma certa maneira. E embora todos nós tenhamos a nossa “melhor maneira de aprender”, a maioria das pessoas retém apenas uma pequena porcentagem do que ensinam. 

Isso significa que nossos sermões (mesmo os bons) e nossas lições (mesmo as melhores) estão vazando. A maior parte do que estamos despejando em nossos jovens está vazando do balde. Não importa o quanto somos criativos, não importa o quão verdadeira seja a verdade, nossas crianças e adolescentes não estão retendo o que estamos tentando ensiná-los.

E eu acho que, subconscientemente, já sabemos disso. Quer dizer, não podemos nos lembrar de tudo que aprendemos, então, como podemos esperar que nossos jovens o façam? Pense no último domingo. Quanto você realmente se lembrou do sermão? Quanto, de conteúdo, você pode se lembrar de um podcast que ouviu hoje mais cedo? Você se lembra dos detalhes ensinados na conferência em que passou algumas semanas ou alguns meses atrás? Se você tem um QI acima da média e é um aprendiz auditivo, talvez possa se lembrar de cerca de 50% do conteúdo. Mas se você é mediano como eu, talvez 25%? 15%?

Não é surpresa que todos nós queremos que nossos jovens, não apenas ouçam nosso conteúdo, nós queremos que eles o retenham. Queremos que eles pratiquem isso. Nós queremos que eles vivam isso. Queremos que eles mantenham essa água no balde! Mas como exatamente conseguimos isso?

Estudo após estudo mostra que, quando mudamos o aprendizado de passivo para ativo, é quando a retenção aumenta. Então, quando movemos nossa abordagem apenas comunicando verbal ou visualmente, e em vez disso tornamos isso pessoal, fazendo com que nossos jovens experimentem, apliquem e até ensinem o conteúdo, é quando os vemos mantendo mais água no balde.

Em outras palavras, crianças e adolescentes retêm informações fazendo algo com o que aprendem. E o seu trabalho como líder de um pequeno grupo é mais importante do que você pode imaginar porque, enquanto muitas pessoas ensinam seus jovens, contam histórias, compartilham lições e as conduzem à adoração, as conversas que você leva a cada semana acabam moldando a verdade de uma criança. ou adolescente retém. Você acabará influenciando o quanto a verdade permanece em seus baldes.

Quer consertar o balde furado que você está tentando despejar? Envolva seus jovens em uma conversa sobre fé. Não se envolva muito em conversar, discutir ou até mesmo participar da conversa. (Afinal, eu posso participar ou discutir um tópico em que nem acredito). O objetivo é fazer com que seus jovens participem da conversa e tornem isso pessoal. Obtê-los para:

PENSE sobre o que eles ouviram durante a aula. Peça-lhes que considerem diferentes perspectivas, o contexto das histórias e como isso se aplica às suas próprias vidas.

COMPARTILHE como a lição os fez sentir ou o que os fez pensar. Há algo acontecendo em sua própria vida que eles podem abrir? Incentive-os a falar sobre isso!

DEBATA partes da lição que tenham prós e contras, pontos de vista diferentes e ideias que possam ter múltiplas interpretações.

PROFESSE sua fé e onde você está em sua caminhada com Deus. Talvez eles se sintam confiantes e seguros em suas crenças, talvez eles se sintam inseguros sobre a fé deles, ou talvez eles não tenham certeza se acreditam em toda essa coisa de Jesus. Onde quer que estejam, incentive-os a reconhecê-lo e usá-lo como um lugar para crescer.

PERSONALIZE a lição. Talvez tenha uma história compartilhada com a qual seus jovens possam se relacionar diretamente. Mas talvez não houvesse. A chave é tornar o conteúdo da palestra pessoal, acessível e relacionável para onde seus jovens estão em sua fase da vida.

PERGUNTE o que eles ouviram. Agora, não estou dizendo que você deve incentivá-los a ir contra tudo o que a lição abordou. Mas o que estou dizendo é que fazer perguntas, e até mesmo duvidar, pode aproximar os jovens de Deus. Pode ser um catalisador para eles terem uma fé mais profunda e significativa que é deles. Portanto, não desencoraje perguntas. Bem-vindos a elas!

Envolva seus jovens em uma conversa importante.

Algo que eles se lembram.

Algo que impactou a vida deles.

Algo que permita debates, erros, envolvimento, dúvidas, surpresas e compartilhamento.

Lembre-se, quando você engaja uma criança, ela se move da aprendizagem passiva para a aprendizagem ativa. Leva-os de não serem envolvidos e possivelmente indiferentes, a serem absorvidos, inspirados e envolvidos. Isto é o que faz a informação ficar. Isso é o que corrige esse vazamento no balde.

Escrito por Ashley Bohinc
Diretor do XP3 MS
Traduzido e adaptado por Carina Cortat