Skip to content

Devagar e Firme

Todos nós já ouvimos o ditado “devagar e sempre que se ganha uma corrida”, mas, se você é como eu, não é um caminho emocionante para seguir. Quero dizer, rápido e furioso é mais divertido e assim seja provável que você chegue à sua linha de chegada mais rápido, certo? Não muito. Há muita sabedoria na velha história da tartaruga e da lebre.

Eu tenho sido abençoada por estar envolvida no ministério estudantil por um longo tempo. Eu digo abençoada porque sei que tenho tanto a ver com isso (se não mais). E, com o tempo, os estudantes vêm e vão – mudanças na moda, mudanças culturais, avanços tecnológicos – mas a única coisa que permanece a mesma é a necessidade de consistência do líder com seu pequeno grupo.

Cada pequeno grupo que tive o privilégio de liderar foi diferente. Diferentes personalidades, diferentes comunidades, diferentes interesses, diferentes situações familiares … e cada pequeno grupo tomou um período de tempo diferente para nos conectarmos. Às vezes isso pode ser frustrante – como tenho certeza de que todos podem se simpatizar. Quero dizer, um grupo levará apenas um  clique, e você estará em suas vidas para sempre, todavia, outro pode levar meses, até um ano ou mais, para você conquistar sua confiança. Seja qual for a situação, a única coisa que sei que devo fazer é ser consistente. Consistente em um pequeno grupo… consistentemente interessado em suas vidas (mesmo quando parece que eles não querem que eu esteja interessado em suas vidas)… consistentemente oferecendo aceitação incondicional e amor.

Consistência pode parecer diferente, mas sempre terá o mesmo resultado. Se você é um novo líder, tente entrar em contato com seus alunos semanalmente – seja por texto, telefone, facebook ou até mesmo por twitter. Basta fazer o check-in, sem uma agenda, e perguntar como ele está a cada semana. Tome minha palavra para isso, um dia, mesmo se eles não estão respondendo, eles irão começar a esperar pelas suas mensagens. Ao conhecer melhor seus alunos, esteja presente em seus mundos. Tem um garoto fazendo teatro no seu grupo? Vá assistir uma de suas peças. Um que joga no time de futebol? Aparece em um jogo ou competição. Um que gosta de videogame? Leia o último lançamento e faça perguntas sobre ele. Seja qual for a sua oportunidade, mostre interesse pelos interesses deles.

Em um mundo onde as coisas estão mudando constantemente e as pessoas estão indo e vindo na vida de nossos alunos, é importante nos comprometemos a longo prazo no ministério. Se conseguirmos ultrapassar o tempo que um aluno leva para confiar em nós, seremos capazes de influenciar melhor sua vida de maneira positiva. Enquanto isso, comemore as pequenas vitórias – coisas do tipo: primeira vez que elas retornam sua mensagem… ou talvez quando elas respondem com mais do que apenas um sim ou não às suas perguntas. E preste atenção à transição de quando eles começam a chegar até você – quando eles  te chamam para um aconselhamento. São as pequenas vitórias que causam o maior impacto ao longo do tempo. Acredite, eles percebem sua consistência e apreciam os ganhos tanto quanto você.

Escrito originalmente em inglês por Kristie McCollister
Traduzido e adaptado por Carina Cortat