Skip to content

Observe-os Fazendo a Coisa Certa

por Reggie Joiner

Vários anos atrás, nossa equipe foi convidada a projetar um programa para ajudar as escolas públicas a ensinarem caráter às crianças. Uma das ferramentas que fornecemos foi um cartão “Vale-sorvete” para premiar as crianças com sorvete grátis quando faziam algo que demonstrava respeito, responsabilidade ou gentileza. Nós distribuímos cartões suficientes para que os professores pudessem distribuir para todas as crianças que tivessem feito algo certo pelo menos uma vez por mês. Mas no final do primeiro mês, 90% dos cartões não haviam sido distribuídos. Percebemos que muitos professores, assim como muitos pais, estavam tão programados para corrigir o comportamento das crianças que nunca aprenderam a reconhecer ativamente um comportamento positivo. Então, no mês seguinte, incluímos algumas dicas para ajudar os professores a procurar formas específicas de observar as crianças fazendo o que é certo. Estes cartões “Vale-sorvete”  tornaram-se uma das ferramentas mais utilizadas no programa de formação de caráter. Os professores adoravam dá-los às crianças e elas adoravam recebê-los. Aqui estão algumas das dicas que aprendemos trabalhando com professores e pais que querem ajudar as crianças aprendendo como reforçar comportamentos positivos.

SEJA ESPECÍFICO
É fácil dizer algo geral para uma criança como “você tem uma ótima atitude” ou “você é um bom aluno”. Mas quando um elogio é muito geral, isso não significa tanto. As crianças querem saber que você se importa o suficiente com elas para perceber coisas específicas que elas fazem. Portanto, reserve um tempo para apontar algo que seja específico, especialmente se você espera que elas os repitam. Por exemplo, ” Que bom que você dividiu seu brinquedo com seu colega”.

RECONHEÇA  O ESFORÇO
Procure maneiras de elogiar as crianças por melhorarem em uma área ou porque elas trabalharam duro em alguma coisa. Quando você incentiva o esforço ou a determinação, você as ajuda a construir uma forte ética de trabalho. Não apenas elogie por causa do elogio. Quando você elogia seus filhos por serem “ótimos” garotos ou por coisas que eles realmente não fizeram, então você corre o risco de criar um ego inflado como Gastão em A Bela e a Fera.


ESTABELEÇA UM PADRÃO
Eu conheço uma mãe que usa a hora do jantar uma vez por semana para dizer aos filhos algo positivo que ela notou neles naquela semana. Um de seus filhos secretamente me disse que era a sua hora favorita da semana. Isso é porque a maioria de nós anseia por afirmação em algum nível. Às vezes ajuda estabelecer horários dentro da rotina da semana quando você sabe que terá uma oportunidade consistente de elogiar seus filhos. Isso não significa que tem que se sentir rotineiro. Significa apenas que você criará um ritmo para elogiar seus filhos para que os elogios realmente aconteçam com frequência.

AUMENTE SEU VOCABULÁRIO
Palavras são mais poderosas do que a maioria das pessoas imagina. Então, o que dizemos aos nossos filhos com o tempo realmente importa. Se você não é uma pessoa verbal, tente usar uma frase inicial. A frase certa pode evitar que você fique preso e nunca diga nada. 

Aqui estão algumas frases para você começar. 

Basta adicionar um comentário pessoal ou específico e praticar motivando e incentivando seus filhos a seguir em uma direção positiva. Coloque essas frase em algum lugar (como no seu telefone ou computador), onde você as verá e usará uma delas todos os dias da semana.

Você realmente melhorou. . . (Isso irá encorajá-los a continuar crescendo)

Eu amo o jeito que você … (Isso os encoraja a celebrar sua singularidade)

Eu notei como você. . . (Isso irá incentivá-los a demonstrar caráter)

Obrigado por. . . (Isso irá encorajá-los a expressar gratidão)

Eu posso dizer o quanto você trabalhou. . . (Isso irá incentivá-los a desenvolver responsabilidade)

Eu aposto que um dia você irá … (Isso irá encorajá-los a encontrar esperança)

Eu gosto de sair com você porque. . . (Isso os encoraja a valorizar o relacionamento)

Você me ajudou a aprender. . . (Isso irá encorajá-los a mostrar respeito)

Você pode adicionar a sua própria frase, mas aqui está o ponto principal: Comece a ser intencional e use palavras ao longo do tempo para direcionar o futuro de seus filhos.

Traduzido por Sergia Rodrigues Kelling