Skip to content

Por que Liderar Pequenos Grupos?

Quando passamos a liderar grupos menores, percebemos que nossas ações sempre exercem um impacto maior quando focadas em poucas pessoas do que quando direcionadas a muitas.

Você não deveria tentar fazer algo GRANDE? Algo HERÓICO? Algo inovador, histórico e que provocaria uma mudança de vida? Não fomos chamados para levar as massas a Cristo? A começar uma revolução? Acabar com a fome no mundo?

Todos nós sonhamos grande. Todos nós desejamos fazer algo grande. Liderar algo grande. Mas, e se a melhor maneira de fazer uma grande diferença for liderar poucas pessoas? Ter um relacionamento mais profundo com poucos? Fazer para alguns o que você gostaria de fazer para todos? Isso é o que você escolheu fazer quando se voluntariou para liderar um pequeno grupo. E isso é o que significa liderar um pequeno grupo.

No livro Liderando Pequenos Grupos, dizemos:

“Quando nós lideramos pequenos grupos, simplesmente fazemos uma escolha de
investir estrategicamente na vida de poucos, por um longo período de tempo, a fim de
ajudá-los a construir uma fé autêntica”.

Fé autêntica! Esse é seu objetivo principal: sua prioridade número um. A fé autêntica é pessoal. É coração. E é o único tipo de fé que irá permanecer com “seus poucos” após o dia da formatura. Tem que ser testada, provada e discutida em um ambiente seguro. E é exatamente isso que você se ofereceu para ajudar a desenvolver.

Então, como você encoraja e constrói a fé autêntica de seus poucos? Encontrando maneiras de ensinar estas 5 Habilidades de Fé:

1- Navegar na Bíblia (pesquisar e localizar as Escrituras)
2- Personalizar a Escritura (memorizar e aplicar)
3- Dialogar com Deus (orar em privado e público)
4- Fé Articulada (compartilhar e defender)
5- Adorar com sua vida (louvar e dar)

E por meio da implementação das cinco práticas que descrevemos no livro, Liderando Pequenos Grupos:

1- Ser um Líder Presente
2- Criar um ambiente de segurança
3- Firmar uma parceria com os pais
4- Ser exemplo
5- Levar o grupo para fora

Não! Ainda está perdido nessa missão? Não achamos que cobrimos tudo… Você está certo. Ser um líder de pequeno grupo requer mais do que apenas habilidades e práticas. É muito mais complicado, confuso e personalizado do que um até procuramos esclarecer. E, para cada faixa etária, temos uma nova estratégia.

É por isso que criamos este blog. É o seu recurso. É o seu lugar para aprender, rir e fazer perguntas. As postagens que você irá ler são escritas por líderes de pequenos grupos, atuais e veteranos, com conhecimento e experiência em sua faixa etária. E eles estão ansiosos para lhe dar dicas, compartilhar histórias e responder suas perguntas da melhor maneira possível.

Então, explore, descubra e seja inspirado. Porque você tem um dos mais importantes papéis no ministério. Você escolheu Liderar Pequenos Grupos.

Escrito originalmente em inglês por Reggie Joiner
Traduzido e adaptado por Carina Cortat