Skip to content

Quatro pequenas formas de firmar uma parceria com os pais

Escrito originalmente em inglês por Johnathan Baldwin

Acho que posso dizer quase seguramente que você não tem certeza sobre como fazer parceria com os pais. Talvez você sinta que sua igreja é pequena demais para ser parceira dos pais, ou talvez sua igreja seja grande demais.

Independentemente das suas ansiedades, quando você está fazendo parceria com os pais, é perfeitamente correto começar com algo pequeno.

Pais engajados podem ser uma das coisas mais importantes que você faz no seu pequeno grupo. Os pais não podem assumir automaticamente que você está do lado deles. (Acredite ou não, algumas pessoas passam mais tempo criticando os pais do que os ajudando.) Mas, com tempo e esforço consistente, eles acreditarão que você está do lado deles.

Aqui está o acordo: não importa quão grande ou pequena seja a sua igreja e não importa quanto você tenha ou não tenha conhecimento, a parceria com os pais pode ser simples.

Você não precisa ter um determinado programa ou currículo específico para começar a trabalhar em parceria com os pais. Na verdade, você provavelmente já iniciou o processo. Se você se apresentou aos pais, parabéns, agora está fazendo uma parceria com os pais.

Começar pequeno pode ser a maior vitória do seu ministério nesse processo. Aqui estão 4 maneiras simples de fazer parceria com os pais:

1- Apresente-se! Se os pais não sabem quem você é, então você não pode estar no time deles. Faça questão de se apresentar aos pais das crianças do seu grupo. Eles querem saber quem está influenciando o seu filho/a. (Se você é um pastor de jovens, aproveite as oportunidades para apresentar seus líderes de pequenos grupos aos pais e crie oportunidades para eles estarem no mesmo lugar ao mesmo tempo.)
2- Elogie os filhos para os seus pais. Diga aos pais como eles são ótimos. Diga-lhes algo legal que seu filho fez no grupo! Procure maneiras de incentivar os pais que notaram que seu filho é ótimo!

3- Conecte-se através da mídia social. Adivinha quem mais usa o Facebook? E muitas vezes tem um instagram? Os pais dos seus liderados. Depois de se apresentar (para que eles não fiquem assustados com sua solicitação aleatória de amizade), encontre-os on-line para que eles tenham um caminho claro para você e você possa ter um vislumbre da vida seus liderados através de seus pais. (PS: é também por isso que é importante para você ser cuidadoso em mídias sociais)

4- Compareça em eventos. Jogos, recitais, peças de teatro, etc. Se um liderado te convida, vá! Faça questão de, enquanto estiver lá, sentar ou conversar com os pais.

Todas essas quatro coisas podem ser feitas sem muito tempo extra e com um mínimo de esforço extra. Então, faça questão de fazer parceria com os pais sempre que puder, porque a realidade é que você não passa todos os dias com os liderados. Seus pais terão uma influência vitalícia e, quando você construir uma ponte com os pais, também poderá ter mais influência.

Traduzido e adaptado por Carina Cortat