Skip to content

Siga o Líder

Todos nós já passamos por uma experiência semelhante a esta que se segue. Imagine a cena… É quarta-feira à noite. Você é um voluntário na igreja, e neste dia você se dedicou por entre 8 e 10 horas em seu trabalho. Talvez, você trabalha como equipe remunerada da igreja, e provavelmente esteve na igreja o dia todo. De qualquer maneira, você está exausto! O pastor de jovens fala sobre os jogos malucos que acontecerão à noite no grupo de jovens. Os jogos parecem ótimos, mas você não é alguém realmente necessário para jogo acontecer e acaba se encostando junto a parede perto dos outros líderes de pequeno grupo. Afinal, o pastor de jovens tem sempre tudo sob controle.

Vamos fazer uma pausa aqui.

Você sabe do que eu estou falando. Você já viu outros voluntários fazerem isso ou você mesmo. O que eu quero é encorajá-lo! Não seja esse cara (ou garota). Um dos papéis mais importantes que nós desempenhamos, enquanto líderes, no contexto de nossa grande reunião de grupo, é interagir com os nossos liderados.

Claro, você teve algumas conversas com seus liderados durante o período de “convívio”, mas você estava realmente interagindo? Você estava realmente liderando pelo exemplo?

Abaixo estão três áreas com as quais você, como líder de pequeno grupo, precisa interagir e liderar pelo exemplo.

1- Jogos

Jogue os jogos. Eles são bobos? Sim. Eles são divertidos? A maior parte do tempo. Eles levam alguém para Jesus? Improvável. Permitem alterar a trajetória da noite para um de seus liderados? Muito possivelmente! Os jogos não são (pelo menos não deveriam ser) o objetivo de nossas reuniões de grupos de jovens, mas eles desempenham um papel valioso. Eles criam um ambiente acolhedor e divertido, e permite derrubar muros para que os seus liderados abram seus corações às palavras de Jesus.

2- Adoração

Envolva-se em adoração. Talvez a adoração não seja a maneira pela qual você mais se conecta com Deus, mas, para muitos, pode ser o meio de se chegar a Ele. Não estou dizendo que você precisa levantar as mãos, fechar os olhos e correr pelos corredores. Tudo o que estou dizendo é liderar pelo exemplo. Se você está sentado no fundo da sala, sem se interessar pela adoração, pode apostar que os seus liderados, que procuram orientação em você, provavelmente seguirão o seu exemplo.

3- Ensino

Pode ser que o seu pastor de jovens não seja o comunicador mais envolvente. Nem todos são um expert! Mas eles ainda merecem sua atenção. Você sempre pode aprender alguma coisa! E se você for atencioso, poderá até se sentir levado a fazer anotações. Essa é outra área em que seus liderados farão o que você fizer. Se você estiver mexendo no telefone durante o ensino, é mais provável que eles também sejam motivados a fazê-lo também.

Os líderes de pequeno grupo são a espinha dorsal de muitos ministérios da juventude. Eu sei que não faríamos o ministério que fazemos sem os nossos pequenos grupos. Meu encorajamento para você é para se envolver com seus liderados. Jogue os jogos. Envolva-se em adoração. Escute o ensino. Lidere pelo exemplo! Você pode descobrir a conexão com seus liderados em um nível totalmente novo!

Escrito por  Johnathan Baldwin 

Traduzido por Carina Cortat