Skip to content

Fé diária: Uma nova estratégia devocional para os adolescentes

Existe algo melhor do que reiniciar algo?

Lembra da emoção sentida no primeiro dia de aula? O primeiro dia de faculdade? Às vezes, sinto a mesma emoção ao pensar sobre o acampamento do próximo ano, o retiro que está por vir ou o que quer que esteja acontecendo em meu ministério de jovens e adolescentes. Há algo sobre uma página ou uma folha em branco que me lembra que tudo é possível.

Se o ano passado nos ensinou alguma coisa, é isto:

Se queremos que os adolescentes tenham uma fé pessoal e real, eles devem praticar a fé além da programação semanal.

Afinal, a programação não é garantida, pois nem sempre estaremos com eles. Assim, se desejamos que a geração que nos foi confiada tenha uma fé vibrante e pessoal, mesmo depois que os adolescentes deixarem nossas portas, temos que ajudá-los a encontrar uma fé cotidiana enquanto estiverem conosco.

INDO ALÉM DE UMA FÉ DE DOMINGO

Como sonhamos com o futuro da igreja, continuamos voltando a esta questão:

Como podemos ajudar nossos adolescentes a desenvolver uma fé cotidiana?

A resposta é que devemos desenvolver uma fé cotidiana à parte do programa semanal ou estudo da Bíblia.

Uma fé cotidiana é a que não vacila se a prática de um esporte exige que eles faltem à igreja, ou se um trabalho depois da escola significar que eles não podem ir para o grupo de adolescentes, ou se um evento global significar que não poderão estar presentes em uma programação presencial.

Como ajudamos os adolescentes a irem além das práticas tradicionais de fé, que parecem boas no domingo, para alcançarem um relacionamento pessoal mais profundo com Jesus que envolve sua segunda-feira?

Precisamos de uma estratégia!

Um plano para ajudar os adolescentes a terem sua própria fé.

Um plano para ajudar os adolescentes a desenvolverem um tipo de fé cotidiana que os acompanhe por todos os lugares, em tudo.

Uma fé que transforma sua identidade, pertencimento e propósito – todos os dias!

Como qualquer relacionamento, conhecer a Deus requer intencionalidade, esforço e tempo passados juntos. Embora isso não aconteça em um momento, aqui no Pense Laranja pensamos que existem quatro habilidades específicas (ou talvez você as chama de hábitos espirituais) que podem ajudar nossos adolescentes a se desenvolverem, de forma que eles conheçam melhor a Deus e construam uma fé diária:

1- OUVIR: Ouvindo de Deus por meio de Sua Palavra.

2- ORAR: Falando com Deus.

3- FALAR: Conversando com outras pessoas sobre nossa fé.

4- VIVER: Vivendo de uma forma que honre a Deus.

Claro, você já sabia disso.

Provavelmente, sua fé cresceu ouvindo, orando, falando e vivendo para Deus.

Então, qual é a estratégia para convidar a próxima geração para os hábitos que transformam nossa própria fé cotidiana?

DEFININDO UMA ESTRATÉGIA DEVOCIONAL

Nós criamos uma estratégia e algumas novas ferramentas em torno dessas quatro habilidades de fé para ajudar seus adolescentes a praticarem as habilidades essenciais e a desenvolverem uma fé diária (mesmo quando eles não possam comparecer à sua programação presencialmente).

Aqui estão os ingredientes principais:

1.  DEVOCIONAL TODOS OS DIAS

Se você já é assinante do Currículo XP3, pode encontrar devocionais diários para impressão ou convidar seus alunos a participarem digitalmente usando o aplicativo da  YouVersion. Sem assinatura? Então é só baixar o aplicativo. 

2. UMA EXPERIÊNCIA A CADA SEMANA.

Como tantas outras habilidades, o discipulado requer prática – e a melhor maneira de praticar quase tudo é juntos. É por isso que criamos o Kit de experiência de habilidades de fé. Cada kit inclui 12 semanas de experiências devocionais guiadas, com atividades estratégicas para que seus adolescentes possam descobrir como ouvir a Deus, orar a Deus, falar sobre Deus e viver para Deus, bem como, os devocionais diários para praticarem essas habilidades a cada dia da semana. Esta experiência semanal pode acontecer com um pequeno grupo de adolescentes, ou em um grande grupo de adolescentes individualmente, até mesmo, liderado por um adolescente, e foi projetada para funcionar bem em qualquer contexto, estando você em uma igreja, no estacionamento, reunido em uma cafeteria ou via Zoom. Mais sobre isso, aguarde um momento!

3. UM OBJETIVO A CADA ANO

Haverá momentos em que todo adolescente precisará se aprofundar ou gastar um pouco mais de tempo em algum hábito devocional com alguma prática guiada. É por isso que queremos que cada aluno pratique por meio de um diário devocional pelo menos uma vez por ano ( talvez mais!). Esses devocionais ajudarão o adolescente a mergulhar mais fundo em um tópico específico, que pode funcionar muito bem individualmente, ou como uma atividade prática junto a um mentor.

ENTENDENDO O NOVO KIT DE EXPERIÊNCIA DE HABILIDADES DE FÉ

O Kit de Experiência de Habilidades de Fé contém tudo que você precisa para grupos de alunos praticarem suas habilidades de fé juntos, a cada semana, e individualmente, a cada dia.

Como parte do Kit de Experiência de Habilidades de Fé, você receberá guias do líder e do participante para conduzir os alunos por meio de atividades semanais que podem acontecer em um café, no quintal ou na igreja. Em seguida, devocionais para impressão e digitais permitem que os alunos pratiquem suas habilidades de fé em casa, todos os dias.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO KIT DE EXPERIÊNCIA DE HABILIDADES DE FÉ?

  • 12 semanas de experiências devocionais que incluem atividades para exercitar as quatro habilidades de fé (ouvir, viver, falar, orar). Em cada experiência devocional, você obterá…
  • Material de preparação do líder: isso é o que você precisa para se preparar para liderar esta experiência.
  • Guias para líderes: este é o seu “plano de aula” para liderar esta experiência.
  • Guias do participante: esta é qualquer página de diário interativo que os participantes precisarão para concluir a atividade.
  • 12 semanas de devocionais diários disponíveis como páginas semanais para impressão ou como um devocional digital no aplicativo da Bíblia YouVersion.
  • Imagens promocionais em mídias sociais para compartilhar essa experiência em seus canais de mídia social.

PARA QUEM É O KIT?

Esta versão reinventada do Pacote de Expansão é ótima para quem…

  • Quer lançar uma estratégia devocional.
  • Promove mais de uma reunião semanal para seus alunos.
  • Orienta adolescentes que desejam liderar seus colegas em um estudo em grupo.
  • Fornece tempo adicional para pequenos grupos fora da programação normal.

O KIT FUNCIONA COM O CURRÍCULO XP3?

Cada experiência devocional é projetada para fazer sentido e ser independente. Então, poderá ser usada se um adolescente não comparecer à sua reunião semanal ou se você não usar nosso currículo. Contudo, projetamos essa estratégia devocional para ser mais poderosa quando alinhada com o currículo XP3.

COMO EU COMEÇO?

Como adultos, sabemos o valor de se desenvolver um hábito devocional diário, mas como você convence seus adolescentes?

Desenvolvemos uma série de 5 semanas para seus adolescentes, para o ajudar a lançar essa estratégia devocional com nova energia e visão. Ambas as séries são chamadas de HÁBITOS.

Se você é um parceiro de currículo, já tem acesso à série Hábitos no download do seu currículo. Tudo o que você precisa adicionar é o Kit de experiência de habilidades de fé.

Se você não usa o currículo XP3, não se preocupe. Fizemos algo só para você!

Criamos um Kit de Lançamento que inclui o novo Kit de Experiência de Habilidades de Fé, MAIS nossa série de currículo de 5 semanas HÁBITOS para lançar uma estratégia devocional. Confira o kit de lançamento para os adolescentes.

CONECTANDO OS PONTOS PARA CRIAR UMA FÉ DIÁRIA

Como educador, uma coisa que sei com certeza é que a maneira mais eficaz de reter informações, de movê-las da memória de curto para a de longo prazo, é realmente FAZENDO algo para aplicar as informações que aprendemos.

É por isso que muitos de nós já temos pequenos grupos durante nossa programação semanal. Queremos que os alunos ouçam, processem e pratiquem o que estão aprendendo.

Mas, você pode imaginar se essa repetição acontecesse mais de uma vez por semana? Se seus adolescentes estivessem se conectando com a mesma ideia diariamente por meio de devocionais, reforçando e lembrando-os da mesma verdade que aprenderam em seu programa?

ENTÃO, o que acontecerá se eles tiverem uma experiência para ajudá-los a realmente praticar as habilidades necessárias para aplicar a mesma verdade, sobre a qual leram em seus devocionais, em suas próprias vidas?

Quer você use o currículo XP3 para o seu programa, KIT DE EXPERIÊNCIA DE HABILIDADES DE FÉ para sua estratégia devocional, ou ambos trabalhando juntos, esperamos que você ajude a ativar a fé da próxima geração, fortalecendo uma fé que irá do domingo ao dia a dia. Uma fé que resistirá a crises, pandemias, desastres naturais e tudo o que a vida lhes apresentar.

Não sei sobre você, mas fico animada quando penso sobre o futuro da igreja com uma geração cheia de adolescentes que estão buscando uma fé pessoal e diária própria.

E, enquanto você planeja seu ministério, estou orando para que você e seus adolescentes experimentem o tipo de fé mais poderosa que existe – uma fé diária!

ASHLEY BOHINC
Diretor de Estratégia do Currículo XP3- Orange

Traduzido e adaptado por Carina Cortat