Skip to content

A importância dos adultos no desenvolvimento das crianças

Por Juliane B. T. Santos. 

Hoje vamos conversar sobre a importância dos adultos no desenvolvimento das crianças. Renan e eu agora temos 10 netinhos, ou netões. Há! Há! Temos netos de 3 a 18 anos, todas as idades, todas as fases, todos os temperamentos e personalidades!! Sempre levei muito a sério a minha influência sobre as crianças. Sempre penso o quanto é importante deixar uma marca registrada em cada vidinha. Abro mãos de muitas coisas para ensiná-los enquanto ainda são pequenos. Enquanto passeio com meus netinhos, mostro as flores, os insetos, as árvores, os passarinhos, repito partes da Palavra de Deus e canto, juntamente com eles, cânticos apropriados para a idade deles, como: “Deus é bom para mim, Jesus gosta tanto de mim, Quem fez os passarinhos? Etc.” Desde 1 ano e meio alguns já aprendem a cantar…

Já os adolescentes, meu marido é a expertise. Ele gosta de gastar tempo um a um com eles e consegue que abram os corações e com muito cuidado os aconselha e lhes mostra o caminho… As crianças e os adolescentes são importantes para Deus. Deus os fez a Sua imagem e possui um propósito para cada um deles e Deus conta com a família e outros adultos para moldar a sua personalidade.  

Ser um líder, um professor, um pai, uma mãe, um tio, uma tia, um avô, uma avó, é um chamado muito especial. Todos nós, de uma maneira ou outra estamos influenciando esta nova geração. E precisamos ser intencionais para que isto aconteça da melhor forma possível. E quando se trata de pré-adolescentes e adolescentes, ter uma outra voz que fale as mesmas coisas que os pais falam é de suma importância; pois muitas vezes não querem mais ouvir os pais, mas irão abrir seus corações com alguém em quem confiam. 

Adultos que levam Deus a sério, devem ser convidados a investir na vida de nossos adolescentes e jovens. Como por exemplo o Dr. Mauricio investiu na vida do filho de seu amigo Álvaro que queria ser médico. O acompanhou em toda a jornada…O levou para mostrar o hospital, e até o aconselhou na fase de namoro. Nós cristãos precisamos investir na vida da nova geração para que desenvolvam uma fé autêntica. Conheço várias pessoas que se tornaram grandes homens e mulheres de Deus porque alguém investiu na vida deles, alguém os ajudou a encontrar seus dons, seus pontos fortes, suas paixões e os influenciou quando precisavam tomar decisões importantes.

Algumas crianças já nascem em um lar cristão. Mesmo assim, não temos a garantia que a influência que receberão será perfeita. Nos relatos Bíblicos vemos que não existe nenhuma família perfeita, mas podemos observar o poder restaurador de Deus em corações quebrantados. Jesus nos ensinou a levar a mensagem de redenção até os confins da Terra e a fazer discípulos em todas as nações: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” Mateus 28:19

Eu considero um grande privilégio poder investir em liderança para a nova geração de seguidores de Cristo.

Queremos que nossas crianças e adolescentes desenvolvam uma fé que possam usar em seu dia a dia e os preparem para os desafios que a vida irá lhes trazer. Não queremos uma fé que mais tarde seja colocada na prateleira. Quando investimos na nova geração, investimos no futuro do nosso País, no futuro do mundo e na eternidade. Este é um grande privilégio que Deus nos deu!

A maioria das pessoas concorda que a próxima geração é importante. Fazemos declarações sobre a próxima geração ser líder de hoje e de amanhã. Falamos sobre professores e líderes terem o trabalho mais importante de moldar as mentes desses futuros líderes. Falamos sobre educação, aquecimento global, economia e uma série de questões sociais e políticas com a próxima geração em mente. 

Para influenciar a nova geração, a comunidade de fé e a igreja precisam se adequar ao momento em que as nossas crianças e adolescentes vivem nos dias de hoje.Quando você trabalha na Igreja, e especialmente no ministério de crianças e adolescentes, está sempre procurando a maneira mais forte de influenciar como os mais jovens se relacionam com Deus. Revisamos diferentes currículos, artigos sobre desenvolvimento infantil e tentamos determinar os melhores métodos para incluir pais e outros adultos como vozes em suas vidas.Com a gama de informações disponíveis e as demandas de nosso tempo, pode ser uma tarefa infinita encontrar recursos que sejam confiáveis ​​e facilmente aplicáveis ​​em uma variedade de contextos.  Procuramos por currículos com substância bíblica que é imediatamente aplicável à vida de crianças e adolescentes. 

Com a maioria das pessoas frequentando a igreja apenas 40 horas por ano, este tempo é extremamente valioso. Há tanto na Bíblia, mas não podemos ensinar tudo o tempo. Temos que nos concentrar em ensinar os princípios bíblicos que uma criança ou adolescente possa aplicar em sua vida. Como falamos anteriormente, NÃO queremos que eles desenvolvam uma fé que é colocada na prateleira para mais tarde. Queremos que eles tenham uma fé que eles usem em seu dia a dia agora e que tenham experiências marcantes na sua jornada espiritual. 

Vejam, eu não esqueço do amor que meu pai sempre teve por mim e as musiquinhas alemãs que ele cantava comigo desde bebê. Isto me faz lembrar da construção das frases para lembrar a língua alemã, me faz amar a cultura alemã, a decoração, as músicas etc. Por que tenho este carinho pela cultura alemã? (Pois fui criada no Brasil, frequentei a escola brasileira e brincava com os vizinhos brasileiros). Porque com paixão meus pais viviam esta cultura. Vejam bem: aquilo que a gente vivencia na infância, principalmente na família, fica marcado no nosso coração para sempre. E quando vivenciamos aquilo misturado com muito amor, não tem mesmo como tirar de nossa vida. Assim aconteceu comigo também na vida na comunidade de fé. Meus pais levavam Deus a sério e tive outras senhoras que investiram na minha vida.

Jesus vivia a vida mostrando amor e ensinando a todos que o seguiam e que estavam ao redor dele. Agora deixou este privilégio para nós e nos deu o Espírito Santo para nos equipar e o corpo de Cristo para nos inspirar, encorajar e interceder por nós. Nós podemos influenciar as nossas crianças com os cânticos de louvor, com as histórias Bíblicas ensinadas com muita criatividade e com muito amor. Nós podemos influenciar os adolescentes dando a eles oportunidades para SEREM A IGREJA e NÃO SOMENTE IREM À IGREJA. Todo adolescente precisa de desafios!!!

Cada fase da vida de uma criança, deve ser analisada cuidadosamente e precisamos fazer sempre a pergunta: “O que a criança precisa saber nesta fase e quais são as melhores maneiras de aprender neste momento de vida em que ela se encontra? 

Como igreja, a nossa parceria com os pais também é muito importante! Precisamos fornecer ferramentas para os pais se concentrarem na lição Bíblica, juntamente com seus filhos, ao longo da semana. Como líderes da igreja, temos cerca de 40 horas por ano para influenciar a vida de uma criança. Enquanto isso, os pais têm mais de 3.000 horas de influência todos os anos. Não há como argumentar que um desses números é significativamente maior do que o outro. Por essa razão, a parceria com os pais semanalmente, e em momentos especiais é muito importante se a igreja quiser maximizar o impacto que podemos ter na fé da próxima geração. 

Para maximizar o impacto da nossa influência, precisamos oferecer ferramentas que funcionam junto com o currículo para ajudar os líderes e pais a trabalharem juntos.  Existem várias ferramentas independentes que podemos dar aos pais para ajudá-los a ser os líderes espirituais na vida de seus filhos. Nós sabemos que duas influências trabalhando juntas, sempre serão mais fortes do que duas influências trabalhando isoladamente. Precisamos trabalhar com os pais de uma maneira estratégica para capacitá-los a liderar bem seus filhos e fazer parceria com a igreja de maneira eficaz. 

Em Deuteronômio 6 lemos:

4 Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.5 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.6 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.8 Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.9 Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.17 Obedeçam cuidadosamente aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e aos preceitos e decretos que ele lhes ordenou.

Se quisermos seguir os princípios de Deuteronômio 6, quando Moisés ensina o povo a investir na nova geração, precisamos levar a sério como ajudamos os pais. Os pais precisam de “dicas” semanais, uma comunicação mensal e ferramentas de atividade incorporadas ao currículo. É importante também, termos eventos especiais onde os pais se encontram e interagem uns com os outros, com líderes e seus times.

Mas mesmo com um currículo forte e um componente de parceria com os pais, ainda é fundamental que os líderes e voluntários sejam treinados e equipados para fazer com que os domingos sejam especiais. Líderes e voluntários voam mais alto e permanecem engajados por mais tempo quando recebem as ferramentas de que precisam para ter sucesso. Quando somos capazes de combinar o currículo com as ferramentas que damos aos pais e o suporte para os líderes e voluntários, estamos criando um sistema estrategicamente entrelaçado e alinhado que pode fazer o ministério com propósito acontecer. Devemos também disponibilizar artigos, livros e seminários, tanto para os pais como para os líderes e para o time de voluntários. 

Com tantas peças, pode parecer cansativo descobrir como todas as peças se encaixam melhor. 

É por isso que há a necessidade de uma liderança específica para ajudar a unir as ideias, abordagens e dilemas, isto é, uma liderança que ajude a encaixar todas as peças. 

Também existe a importância de líderes de ministérios de outras igrejas se unirem, trocando ideias, encorajando e inspirando uns aos outros. 

Nos Salmos 133:1 lemos: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! “Gosto também do que diz em Atos 13:52: “E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.” 

Nós precisamos entregar as nossas vidas e o nosso ministério para Deus todos os dias e deixar que o Espírito Santo nos equipe e nos renove a alegria de servi-Lo.  Sim, nós precisamos usar não somente um currículo, mas montar uma estratégia para criar estruturas para fornecer às crianças e adolescentes relacionamentos e conteúdo que os ajudarão a construir uma base sólida sobre a qual crescer sua fé.

Nos Salmos 72:17 lemos: “O Seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado.”    

Fonte: Líderes Orange – Grupo REThink, Kristen Ivy, Reggie Joiner , Bíblia Sagrada