Skip to content

Juntos somos mais fortes!

Pais e Igreja andando juntos para passar a fé para a próxima geração.

  1. Ju, vocês representam o Pense Laranja no Brasil, que nos USA tem o nome de “Think Orange”. Como você descreve o Pense Laranja?

Os conceitos e princípios que orientam o Pense Laranja representam a ideia de que duas forças trabalhando juntas terão muito mais influência do que qualquer entidade sozinha. Isso significa pais e líderes da igreja trabalhando juntos para fazer diferença na vida das crianças e adolescentes. Juntos somos mais fortes! 

O grupo reThink incentiva as igrejas a repensar a maneira como ministram às famílias. Eles dizem: “Ajudamos as pessoas a reconsiderarem porque fazem o que fazem e como fazem — em parceria com igrejas, assim como com os pais.” 

Este grupo está revolucionando a maneira como ensinamos as crianças, os adolescentes e seus pais por meio de um currículo inovador baseado na Internet e recursos complementares para a igreja e o lar. 

  1. Ju, ao seu ver, quem é responsável pela educação cristã da nova geração? 

Em deuteronômio 6 vemos que Moisés está ali falando para todo o povo de Israel sobre a importância de as famílias passarem a sua fé para a próxima geração – ele estava falando para os pais e uma comunidade maior. Não somente os pais estavam ouvindo – tinham outras pessoas no grupo, tios, avós, e um grande grupo de adultos – eles criavam seus filhos em comum. 

É importante que seu filho além da influência natural de outros amigos, tenha outras pessoas, outros adultos interessados em sua vida e no seu desenvolvimento espiritual. Você como pai, como mãe, não deve se sentir sozinho nesta jornada. 

Outras pessoas podem ser como espelhos que refletem para nossos filhos a importância que eles têm. Pessoas que mostram para os nossos filhos como eles podem se tornar melhores e como podem desenvolver o seu potencial. 

Pais, tenham em mente o objetivo de ir em busca de outros adultos em quem você pode confiar antes mesmo de seu filho precisar deles – assim quando chegar a hora eles estarão por perto. Mentores são importantes!

Líderes de pequenos grupos também são instrumentos poderosos nesta área. Eles estão ali para andar com seu filho, para desenvolver relacionamento e para ajudá-lo a encontrar seus dons e pontos fortes. Quanto mais tempo andarem juntos, mais desenvolvem a confiança e o sentimento de pertencer

Moisés passou estes valores para toda a comunidade de fé porque ele sabia que precisavam de múltiplas influências para guardar a fé de uma geração. Nunca foi a intenção de Deus que a nossa vida fosse vivida de forma isolada, e o que é verdadeiro para indivíduos também é verdadeiro para as famílias.

Nós pais estamos sendo chamados para fazer parte de um círculo bem maior e Deus engenhou uma comunidade de fé para nos ajudar a viver uma vida muito além da nossa capacidade. Como é importante a parceria entre a igreja e a família!

  1. Ju, como a sua igreja, na Califórnia, envolve as famílias para servirem juntas?

Vou citar uma atividade como exemplo: É o “Beautiful Day” – quando a Echo.Church, no Vale do Silício (um local onde 95% das pessoas não frequentam a igreja), oferece a oportunidade para que as famílias sirvam juntas ajudando o bairro onde a igreja está localizada com a reforma de escolas públicas. Este tem se tornado um evento evangelístico pela maneira carinhosa e atraente que as pessoas estão enxergando a igreja.

Pais, é importante que vocês trabalhem juntamente com outros líderes de sua igreja local para encontrar oportunidades para seus filhos servirem e para servirem juntos como família.  Encoraje seu filho a “ser igreja e não somente vir a igreja” – somente vir a igreja trás um senso falso de segurança. Igrejas que abrem oportunidades de relacionamentos genuínos e serviço são igrejas onde adolescentes e jovens servem e participam de pequenos grupos. Quando pais e líderes trabalham juntos para encorajar os filhos a servir, a pertencer, a usar de misericórdia para com as pessoas, uma fé muito mais forte e duradoura é desenvolvida. 

  1. Ju, qual é a importância do ambiente em que a criança vive? 

O ambiente em que as nossas crianças vivem é muito importante, pois elas absorvem tudo e se formam através dele. As crianças prestam muita atenção ao ambiente que elas encontram e é no ambiente que elas encontram pistas sobre o que devem fazer e como devem ser. A criança vai usar tudo; e vai usar ainda mais se aquilo que ela encontrar vier das pessoas que ela mais ama no mundo: seus pais, avós, tios, tias e outros adultos responsáveis por ela. Quando os pais oram, meditam na Palavra, conversam sobre temas espirituais, agem com misericórdia e servem, as crianças aprendem e fixam estes valores. 

  1. Mas onde é que nós pais vamos obter a inspiração, a fé e a coragem para sermos estes tipos de pais?

Sim, muitos pais pensam: “A igreja faz um trabalho muito especial com meus filhos, mas eu não sei o que fazer quando a segunda feira vem aí…” Sim, nós pais precisamos de ajuda!! Nós sabemos que todo pai, toda mãe quer ser um pai, uma mãe melhor. Os pais querem falar com seus filhos sobre Deus e nós como líderes da igreja, queremos estar prontos para ajudar.

As crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo na escola ou em casa, então quando você compara isso com o número de horas que uma criança passa conosco no ministério, isto não faz sentido.  A matemática sugere que um pai, uma mãe, terá muito mais influência do que jamais, nós na igreja local, poderíamos ter e a influência dos pais é para sempre!

 É por isso que a estratégia do Pense Laranja ressalta a importância de fazer a parceria com os pais. 

O que mais me apaixona na estratégia Pense Laranja, é que além do tempo especial que a criança passa na igreja, os pais são ajudados e obter as ferramentas e o suporte necessário para fazerem um ótimo trabalho todos os dias da semana.

  1. Ju, ao seu ver, quem devem ser os heróis espirituais na vida das crianças e adolescentes?

Por mais divertidos e preparados que os domingos sejam, o nosso desejo é que os pais sejam os heróis espirituais de seus filhos. 

Agora imaginem…

… se as pessoas quando pensam na sua infância pudessem lembrar de seus pais falando com elas o quanto Deus as ama… 

Imaginem…

… se aquilo que estamos ensinando no domingo, no tempo em que as crianças estão na igreja, tivesse continuidade durante a semana…

Imaginem…

…se nós, como igreja, estivéssemos ajudando os pais a aproveitar ao máximo a influência que eles têm sobre os filhos e se tornassem pais melhores?

Sim, o nosso desejo é que os pais sejam os heróis espirituais de seus filhos… 

  1. Ju, com quais ferramentas e recursos os pais e os líderes de ministérios podem contar a partir da estratégia Pense Laranja para ajudar as famílias?

        Os pais e líderes dos ministérios recebem:

  • Informações sobre o que é apropriado para o desenvolvimento em cada fase da criança
  • Recursos enviados para os pais via WhatsApp – uma dica aos pais sobre o que foi ensinado no domingo e como eles pode falar sobre isto durante a semana
  • Maneiras de os pais se conectarem com outros pais 
  • Maneiras dos pais se conectarem com os líderes de pequenos grupos 
  • Recursos para os pais em diferentes tópicos
  • Uma visão para o quadro final – o que queremos que o nosso filho se torne um dia…
  • E muito ainda mais! 

Quando se trata de entidades que Deus criou especificamente para fazer discípulos e cumprir Sua missão (de influenciar uma geração a ter um relacionamento mais forte, profundo e autêntico com Deus), existe a igreja… a família… e nada mais.

Talvez o maior presente que uma igreja possa dar aos pais seja a confiança e a coragem de fazer o que Deus os prescreveu para fazer.

“A igreja e a família devem ser os melhores lugares para uma criança encontrar esperança.”

E juntos, somos mais fortes!

Juliane Baal T Santos – Pense Laranja Brasil

Fonte:
Blog – Orange Leaders
Quotes – Reggie Joiner