Skip to content

Como Encorajar Líderes de Voluntários

Obviamente, a própria palavra “voluntário” comunica que as pessoas voluntariamente escolheram apoiar nossa missão e atender às necessidades. Elas sabiam no que se inscreveram e decidiram investir neste trabalho. Elas conhecem o que está em jogo. Esclarecemos o que deviam esperar durante a orientação e mantivemos uma imagem clara de nossa visão diante delas regularmente.

Ser voluntário no ministério é uma honra. É um privilégio. Nós conseguimos fazer isso! Há muito mais trabalho a ser feito, então por que precisamos gastar tempo incentivando nossos líderes voluntários? Eles já estão tão felizes em servir. Eles até aceitaram um papel de liderança, então eles realmente sabem o quanto os valorizamos.

Nós provavelmente não pensamos sobre este tipo de casos extremos, mas nessa atividade de criar ministérios nós podemos frequentemente esquecer quão inestimáveis ​​nossos líderes voluntários realmente são. Nós não cumpriríamos metade dos nossos objetivos sem eles. E se você já foi voluntário, sabe que é ótimo ser encorajado.

À medida que continuamos a impactar as famílias, influenciamos nossas comunidades e moldamos a fé da próxima geração, não vamos esquecer aqueles que ajudam a fazer isso acontecer. Use as dicas a seguir para inspirar, celebrar e incentivar seus líderes voluntários.

Tome Iniciativa

Se nossos líderes voluntários nos procuram buscando encorajamento, perdemos uma oportunidade anteriormente. Ser proativo faz toda a diferença. Separar um tempo em nossas agendas para nos conectarmos individualmente e em grupos com nossos líderes provará ser um tremendo encorajamento.

Realizar reuniões trimestrais com nossos voluntários líderes fornece uma avaliação consistente de onde eles estão. Mas interações individuais mais consistentes para “atingir a base” fornecem ainda mais profundidade. O tempo é o nosso bem mais valioso, por isso, adicionar líderes voluntários aos nossos horários demonstra seu valor e o nosso desejo de investir neles.

Compartilhe Histórias

Ver o fruto de seu trabalho é o combustível para seu motor. Saber que o trabalho que você faz realmente significa alguma coisa, faz com que você queira ainda mais. Então, quando as histórias chegam até você sobre alguma experiência que pode mudar sua vida, certifique-se de que elas retornarão àqueles que tiveram uma participação nela.

Embora o dia possa ter sido difícil e exaustivo, ouvir como a vida de alguém foi impactada resulta num momento de felicidade. Capture o máximo de histórias possíveis. Essa é, provavelmente, uma das coisas mais importantes que você pode fazer.

Seja Honesto

Às vezes, pode ser difícil encontrar bons voluntários. Pode ser ainda mais difícil encontrar bons líderes voluntários. A escassez pode nos levar a fazer coisas malucas. Mentira e omissão são duas delas.

“Não é tão ruim que ela faça isso” ou “não é o fim do mundo que ele lidere dessa forma” são duas frases que precisamos eliminar. Quase todo mundo aprecia a honestidade, especialmente quando é abordada com amor. Não vamos dar tapinhas nas costas dos nossos líderes apenas para mantê-los lá.

Fazer uma crítica construtiva é uma forma de encorajamento. Nossos líderes ficarão agradecidos por termos escolhido ajudá-los a fazer seu melhor, em vez de não dizer nada e, assim, impedi-los de atender às expectativas de todos.

Seja Específico

A especificidade fornece clareza. O encorajamento geral é bom, mas o estímulo específico é ótimo! Compartilhar nosso apreço pelo excelente trabalho geral que fizeram não envia a mesma mensagem que compartilhar o apreço pelo excelente trabalho que fizeram ao realizar uma atividade específica.

Que sensação boa é para os nossos líderes saberem que a maneira específica como eles se conectaram com a família causou um enorme impacto. Mesmo fora de seus horários de serviço, compartilhar algo específico que você observou enquanto eles falam com seus filhos leva o encorajamento a um nível ainda mais alto.

Diga OBRIGADO

No mínimo, devemos agradecer aos nossos líderes voluntários. Essa palavra é incrivelmente poderosa. No entanto, o poder está limitado à sinceridade de quem a diz. Um sincero “obrigado” pode transformar o dia de alguém. Como mencionado anteriormente, a especificidade ajuda no encorajamento. Não é apenas um simples “obrigado” quando se diz de forma específica.

O encorajamento nunca sai de moda. Ele é contagiante. Vamos continuar a fazê-lo e assisti-lo se espalhar.

Este post foi originalmente escrito em inglês por Dexter Culbreath | 7  de maio de 2018 e traduzido e adaptado para o português por Equipe Pense Laranja.