Skip to content

Permanecer Saudável e Permanecer no Ministério

Uma das qualidades de liderança mais crítica é a capacidade para gerenciarmos a nós mesmos. Freqüentemente, negligenciamos nossas próprias necessidades, a fim de atendermos às necessidades dos outros. Este é um erro fatal! 

Nesta fuga, você precisa conhecer ferramentas e práticas fáceis para criar limites saudáveis e incorporar o cuidado da alma em sua vida.

Você precisa descobrir como você pode estar minando inconscientemente a si mesmo e aprender a assumir uma responsabilidade radical pelo cuidado com a alma. Você deve aprender a dizer não de maneira positiva e a ouvir seu corpo, não apenas sua mente. Você não apenas abandonará novas estratégias para sua própria sustentabilidade, mas também poderá ensinar, compartilhar e incorporar esses valores em sua própria cultura ministerial.

Muitas vezes, nos sentimos sobrecarregados, frustrados, perdemos a paixão sentida no início do nosso ministério, vemos nossos relacionamentos e vidas se deteriorando. Por que isso nos acontece? Simplesmente, por acreditarmos que somos uma exceção à regra. Deixe-me explicar: nós acreditamos que com Deus podemos:

Ir mais longe sem se cansar.

Trabalhar excessivamente sem arcar com o custo cobrado da saúde física.

Dormir pouco.

Negar aspectos importantes das necessidades humanas básicas.

É preciso termos estratégias para crescermos saudáveis enquanto Liderança.

Acreditamos que somos exceção à regra e que, com a ajuda de Deus, somos capazes de fazer todas estas coisas sem termos um custo pessoal alto. Nós somos humanos e precisamos de descanso, de recarregar nossas forças e todos nós temos limitações.

Quando achamos que podemos fazer tudo isto, acabamos cínicos, esgotados e odiando o trabalho que fomos chamados a fazer.

Líderes saudáveis prestam atenção no que está abaixo da superfície. 95% das nossas escolhas diárias, das decisões rápidas do nosso dia, são tomadas pelo nosso subconsciente. Respondemos sem pensar. Você não pensa, apenas reage. Por isso, precisamos ser inteligentes e refletir sobre nossa história, e perceber se algum sentimento de ansiedade, medo ou dor tem dominado nossos pensamentos.

Tome o cuidado de cuidar de si mesmo! Vamos imaginar a vida como sendo um carro. Sem combustível, o carro não chega ao seu destino. Já a gasolina é comparada ao nosso cuidado pessoal. Assim, cuidado pessoal é estratégico, e não egoísmo. Líderes de sucesso são disciplinados, tomam cuidado com suas vidas:

Fazem exercício físico.

Colocam limites (honram seus limites)

Abastecem o tanque emocional.

É importante que você avalie diariamente essas três áreas para que você permaneça saudável e permaneça no ministério.

MENTE: veja se você tem pensamentos negativos, criticismo, e observe quais pensamentos tem tido.

CORAÇÃO: procure sondar suas emoções, verificando se existe sentimento de raiva, tristeza, estresse, depressão, medo.

CORPO: seu corpo é uma prioridade, veja o que ele está te comunicando, se você sente dores na coluna, tensão no pescoço, e repare como anda sua respiração.

Palestra do Mike Foster/OC20

Escrito por Carina Cortat