Skip to content

Recomeço, Copo cheio

Embora o ano novo às vezes pareça um pouco nostálgico, porque é o fim de algo, também é muito emocionante, porque é o começo de algo mais. E mesmo se você é como eu que não faz novas resoluções, ainda há algo refrescante em uma nova lista. Ardósias limpas parecem que dão um ar de reforma. As novas resoluções parecem recomeços. E todos nós gostamos disso.

Como líder de um pequeno grupo, o resumo de seu trabalho é se inclinar para a vida de poucos, para que a fé deles tenha mais oportunidades de crescer por meio de relacionamento e exemplo. E você faz isso de diferentes maneiras – aparecendo todos os domingos, enviando cartões de aniversário, eventos especiais e sendo um ombro para chorar. Você faz isso dando e dando, e depois dando um pouco mais.

Mas nada derrama de um copo vazio.

Liderança saudável parece dar excesso – não dar por falta. E quando inclinamos constantemente um copo para derramar o conteúdo sem nunca reabastecê-lo, acabamos acabando com um copo vazio.

Quando você ouve um liderado seu abrindo seu coração sobre algo profundamente pessoal e, em seguida, você oferece discernimento ou sabedoria, está dando uma alívio.

Quando você trabalha semana após semana no berçário com bebês que estão um pouco sofrendo pela ausência dos pais, está enchendo o copo.

Quando você oferece seu tempo como voluntário em um acampamento de uma semana e se submete a um tipo muito específico de privação de sono, você enchendo o copo deles.

Quero encorajá-lo a encher seu copo espiritual. Lembre-se de por que você faz o que faz. Lembre-se de quem você está fazendo isso. Até Jesus demorou um tempo (às vezes longe das pessoas) para orar, reorientar e encher Seu cálice. E ele era o Filho de Deus. Então, se Ele precisou, definitivamente devemos fazer o mesmo – especialmente quando lideramos crianças e adolescentes que prestam muita atenção em como vivemos nossas vidas. Eles percebem quando estamos felizes. Eles sabem quando estamos cansados. Eles até percebem quando não estamos vivendo tudo o que estamos dizendo. Se você quer ser o melhor líder de um pequeno grupo, é muito importante cuidar de seu próprio relacionamento com Deus.

E a verdade é que recarregar seu copo não é apenas para o benefício de alguns. De fato, essa nem é a parte mais importante! Cuide do seu relacionamento com Deus, porque é o seu relacionamento com Deus. Isso é entre você e Ele. E vale a pena cuidar, porque é a coisa mais importante.

Ser espiritualmente saudável é a melhor maneira de estar presente para seus liderados, porque a fé deles é, de alguma forma, inspirada em sua fé. E é por isso que é tão importante torná-la pessoal. 2019 já passou. Isso significa que ainda temos um ano novo pela frente. É um ótimo momento para reorientar e encher seu copo.

Escrito originalmente em inglês por Adriana Howard.

Traduzido e adaptado por Carina Cortat.